Publicado 11/03/2019 - 15h08 - Atualizado // - h

Por Da Redação da Metrópole


Divulgação

Estima-se que nesse ano serão diagnosticados pelo menos 14 mil casos de câncer de boca, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). No Brasil, 80% dos tipos de câncer bucal são causados por próteses mal adaptadas ou vencidas. Por isso, é fundamental que pessoas que utilizam próteses dentárias - as populares dentaduras - continuem fazendo acompanhamento anual com o dentista e troquem as mesmas a cada cinco anos. “A prevenção das doenças bucais e controle da qualidade das próteses e a eficiência das mesmas são fundamentais para garantia da saúde bucal. Trocar as próteses a cada cinco anos é essencial”, destaca o dentista.
“As próteses mal adaptadas
acabam causando atritos na
gengiva, gerando lesões bucais e
acúmulo de restos de alimentos” WALTER MACHADO, dentista
Vale lembrar que a perda óssea avançada nos arcos dentais estão diretamente relacionadas com dentaduras em mal estado, podendo contribuir para gerar doenças muito graves, entre elas, o câncer de boca. “As próteses mal adaptadas acabam causando atritos na gengiva, gerando lesões bucais e acúmulo de restos de alimentos. Com o passar do tempo isso pode ocasionar proliferação de bactérias, feridas e sangramentos. Sem tratamento, mais tarde, essas lesões podem até se tornar um câncer bucal”, alerta Walter.
Com a evolução da odontologia, hoje é possível buscar novas soluções. “Uma delas é substituir as antigas dentaduras por próteses implantadas, proporcionando mais segurança e conforto ao paciente”, destaca o dentista. Mas vale lembrar que a escolha da melhor solução deve ser tomada mediante um estudo meticuloso de cada caso.
Formação
Walter Machado de Campos Júnior é formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e foi professor da disciplina de prótese total e clínica odontológica da PUC Campinas. Também foi diretor da faculdade de odontologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atualmente, dedica-se ao seu consultório, focando também no público da 3ª idade.
ONDE?
Clínica de Odontologia Walter Machado de Campos Júnior
Rua Mogi Guaçu, 1070 - Novo Cambuí – f: (19) 3294-7271

Escrito por:

Da Redação da Metrópole