Publicado 08/04/2019 - 14h36 - Atualizado 08/04/2019 - 15h33

Por Diego Cunha

O conforto do Jesuino é outro elemento convidativo. Com uma a arquitetura clássica, o ambiente aconchegante permite ao público ficar bastante à vontade

Denny Cesare/AAN

O conforto do Jesuino é outro elemento convidativo. Com uma a arquitetura clássica, o ambiente aconchegante permite ao público ficar bastante à vontade

O Jesuino Restaurante traz para Campinas um modelo diferente de fazer gastronomia. Sob o comando do chef Danilo Cassiano, a casa aposta na identificação com a gastronomia mediterrânea atrelado a utilização de produtos bem brasileiros. A estratégia é oferecer um cardápio balanceado, que atinja os mais variados paladares. Paulo Sérgio é gerente do Jesuino, e demonstra a satisfação com a proposta: “Aqui temos a oportunidade de trabalhar com tudo”.
Por falar em cardápio, as opções variadas de peixes, carnes, saladas e risotos recheiam o menu da casa, tanto nos pratos executivos, servidos durante a semana, como no à la carte, opção para os finais de semana. O pato assado ao molho de laranja e o bacalhau do marquês (confira a receita), por exemplo, são alguns dos favoritos dos clientes. Outro destaque da casa são as massas artesanais, feitas por produtores locais que incorporam principalmente os pratos italianos. Além disso, a existência de um cardápio vegano comprova a ideia do estabelecimento de proporcionar equilíbrio e diversidade de opções.
O conforto do Jesuino é outro elemento convidativo. A arquitetura é clássica, e com um espaço para aproximadamente 100 pessoas, o ambiente aconchegante permite ao público ficar bastante à vontade. Fato esse, se evidencia com a possibilidade oferecida pelo Jesuino, dos próprios clientes trazerem seus vinhos. Apesar da carta do estabelecimento possuir cerca de 50 rótulos, o privilégio proporcionado ao público de aproveitar seu vinho favorito, sem preocupação, é um detalhe que o Jesuino faz questão de não abrir mão.
RECEITA
Bacalhau do Marquês
Ingredientes:
- 1 posta de bacalhau (220g)
- 15 gramas de grão de bico
- 20 gramas de alho poró
- 10 gramas de alcaparras
- 20 gramas de tomate cereja
- 20 gramas de shitake
- 1 batata ao murro (15g)
- 5 gramas de salsinha
- 5 gramas de cebolinha
- 15gramas de amêndoas
- 8 gramas de manteiga clarificada com ervas finas
- 20 ml de azeite
- sal
- pimenta-do-reino
Modo de preparo
O primeiro passo é retirar a pele e os espinhos do bacalhau. Em seguida, a posta é dessalgada e grelhada com um fio de azeite, em uma panela teflon. O sal geralmente é o sal ideal, não é necessário acrescentar, apenas grelhar. Assim, deve-se selar o primeiro lado do bacalhau até criar uma crosta amarela, para então virar a posta.
Enquanto isso, os legumes são confitados no azeite, em fogo baixo, com uma pitada de sal e pimenta-do-reino. Já a batata ao murro é cozida em água, e após terminar o procedimento é necessário golpear a batata para poder quebrá-la. Posteriormente, ela deve ser selada no azeite, grelhando um lado de cada vez. Acrescente salsinha e cebolinha. Por último, torrar as amêndoas na manteiga clarificada.
Montagem
Primeiramente, dispor os legumes confitados no prato, e depois colocar a posta do bacalhau em cima da batata ao murro. Para finalizar, adicionar a crosta de amêndoas clarificadas.
Jesuino Restaurante
Local: Rua Jesuíno Marcondes Machado,47, Nova Campinas, Campinas-SP
Funcionamento:
Segunda a quinta: das 11h30 às 15h
Sexta: das 11h30 às 15h e das 19h à meia-noite
Sábado: das 11h30 às 16h e das 19h à meia-noite
Domingo: das 12h às 16h
Telefone: (19) 3305-8077

Escrito por:

Diego Cunha