Publicado 13/05/2019 - 15h25 - Atualizado 21/05/2019 - 16h47

Por Fábio de Mello

Alemão comanda o bar localizado em rua movimentada do Jardim Carlos Lourenço

Fábio Mello/AAN

Alemão comanda o bar localizado em rua movimentada do Jardim Carlos Lourenço

Estava eu à toa no Bar do Profeta quando me indicaram essa preciosidade, que fica no Jardim Carlos Lourenço. Como nunca tinha ouvido falar da birosca, fui receoso, até chegar na porta. Mas, para minha surpresa, daí por diante, a visita foi pura alegria, a partir do momento em que pisei na calçada. O delicioso cheiro de panceta frita me convidou a entrar e só me permitiu ir embora quando estava completamente saciado daquela que é minha iguaria favorita há muitos anos.
O Bar do Alemão fica num cruzamento movimentado, mas, apesar do frequente vai e vem de veículos, mantém todas as características de um sossegado boteco de bairro. A casa tem uma varanda aconchegante, de onde dá pra ver a garotada pedalar e disputar corrida em suas bicicletas. Às terças, disputam o espaço com algumas senhoras carregando sacolas cheias com as compras feitas na feira do quarteirão de cima. Há mesas na parte de dentro, mas o espaço interno mais disputado é, sem dúvida, o longo balcão, que vai de uma lateral a outra no fundo do salão. O local é reservado aos clientes mais assíduos para assistir aos jogos de futebol.
O botequim não é antigo, mas os truques aplicados na cozinha vêm de longa data. O estabelecimento é comandado pelo Alemão, que aprendeu desde garoto os macetes da baixa gastronomia com seu falecido pai, que sempre foi dono de bar.
A bodega também serve porções de frango a passarinho, filé de tilápia, calabresa acebolada, batata frita, queijo meia cura e os tradicionais salgados de estufa. Para beber, Alemão oferece os rótulos de cerveja mais conhecidos e chope Schincariol, servido em canecas geladas de 300 e 500 mililitros. Para quem prefere algo mais forte, recomendo a caipirinha de limão, com um fio de Underberg por cima. Saúde! 
ONDE
BAR DO ALEMÃO
Rua Doutor Paulo Decourt, 47, Jardim Carlos Lourenço. Aberto de terça-feira a domingo, das 11h às 22h.
Essa é boa!
Oito da manhã e o garotão está no boteco, enchendo a cara. Até que passa um amigo dele pela rua.
- Que é isso, Duda? Tá louco? Logo de manhã enchendo a cara, cara?
- Pois é, mano...(hic) É que meu pai falou que minha vida tava toda do avesso! (hic) E falou que se eu não mudasse tudo (hic) radicalmente, ele ia cortar minha mesada!
- Não tô entendendo nada!- retruca o amigo.
-Eu tô fazendo o contrário do que eu fazia, cara! (hic) Agora bebo o dia todo e durmo de noite!

Escrito por:

Fábio de Mello