Publicado 13/05/2019 - 15h32 - Atualizado // - h

Por Diego Cunha

A casa prima pelo aconchego, com vegetação decorativa e cardápio inspirado nas vivências do chef no Exterior

Leandro Torres/AAN

A casa prima pelo aconchego, com vegetação decorativa e cardápio inspirado nas vivências do chef no Exterior

Recém-inaugurado em pleno Cambuí, em Campinas, o Sant´anna Eatery nasceu em março com a proposta de oferecer uma culinária contemporânea que aposta nas experiências do seu chef como uma inspiração para a composição das receitas. Comandada por Kleber Santanna, a casa oferece um menu leve e saudável, caracterizado por uma mistura de sabores. Afinal, nascido e criado no Litoral paulista, o chef encontrou do outro lado do mundo uma gastronomia afinada com suas referências do passado. Após longa vivência na Austrália e Nova Zelândia, ele também incorporou ao cardápio do novo endereço gastronômico da cidade as riquezas de países asiáticos, como Tailândia e Bangladesh, duas culinárias recentemente descobertas pelos paladares brasileiros e conhecidas por tirarem o máximo proveito dos frutos do mar por fatores culturais.

O polvo grelhado com salada de quinoa e a batata na páprica defumada (receita ao lado), por exemplo, é um dos pratos de maior sucesso do restaurante. Apesar de o menu ser rotativo, e a cada quinze dias surgirem novidades nas opções de entrada, menu principal e sobremesa, quando o prato conquista a clientela, ele sempre retorna. Uma alternativa são os executivos, que sem perder a essência da casa de optar por produtos frescos, é uma ótima escolha para aquele almoço rápido do dia a dia.

O ambiente é aconchegante e o clima é de sintonia com a natureza. Com poucas mesas e a presença de elementos naturais, com árvores e plantas decorando o salão da casa e o corredor de espera, o Sant´anna Eatery oferece uma oportunidade reservada de conhecer o mundo.

RECEITA

Polvo grelhado com salada de quinoa e batata na páprica defumada

Ingredientes:


- Polvo pequeno (1Kg a 1,5Kg)
- 1 batata
- 200 gramas de quinoa mista (preta, vermelha e branca)
- 4 tomates cereja
- 1 colher de chá de páprica defumada
- 5 gramas de alho
- 2 tomates
- ¼ cebola
- ½ pepino
- ½ pimentão
- ½ limão
- 10ml de azeite
- Sal e pimenta a gosto

Molho hollandaise:
- 3 gemas grandes
- 1 colher de sopa de redução de estragão
- 1 xícara de manteiga sem sal derretida
- 1 colher de sopa de suco de limão fresco
- 1 dente de alho negro
- Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Primeiramente, lave bem o polvo, principalmente as ventosas. Em seguida, retire a cabeça e separe a quantidade do polvo a ser utilizada na receita. Para o prato descrito 200 gramas é o suficiente. Enquanto cozinha (entre trinta a quarenta minutos) prepare a salada: um vinagrete a base de tomate, cebola, pepino, pimentão, limão e azeite, incorporado à quinoa, que deve ser cozida por cerca de vinte minutos. Reserve.
Em uma frigideira, coloque azeite extravirgem, a páprica defumada, alho, a batata (já cozida) e por fim, o polvo. Com sal e pimenta a gosto, grelhe salteando os ingredientes.
Para o molho hollandaise, ferva água em uma panela média, e usando um recipiente de vidro ou metal (à prova de calor) em cima da panela, acrescente os ovos e a redução de estragão. Bata para combinar. Retire do fogo, e mexendo gradualmente acrescente a manteiga e retorne para o fogo por um ou dois minutos. Retire novamente e tempere com sal e pimenta a gosto e o suco de limão. Para finalizar, corte o alho negro em pedaços e coloque sobre o molho.
Sant´anna Eatery
Local: Rua Doutor Vieira Bueno, 295, Cambuí, Campinas
Funcionamento:
Terça e quarta: das 11h30 às 15h30
Quinta, Sexta e Sábado: das 11h30 às 15h30 e das 19h às 22h30
Domingo: das 11h30 às 16h
Telefone: (19) 97415-8027

Escrito por:

Diego Cunha