Publicado 11/06/2019 - 15h11 - Atualizado 11/06/2019 - 15h14

Por Diego Cunha

Em ambiente sofisticado no Cambuí, o estabelecimento trabalha com o doce gelado tal como é feito na Itália: os sabores são rotativos de acordo com as estações do ano

Leandro Torres/AAN

Em ambiente sofisticado no Cambuí, o estabelecimento trabalha com o doce gelado tal como é feito na Itália: os sabores são rotativos de acordo com as estações do ano

Em pleno Cambuí, a Ciao Bella traz para Campinas uma receita italiana pouco familiar em território canarinho: os gelatos. Afinal, engana-se quem pensa que trata-se de uma mera tradução italiana para os populares sorvetes comercializados no Brasil. A partir de ingredientes frescos e bem selecionados, os gelatos possuem como características principais a textura mais cremosa e um menor teor de gordura em relação aos sorvetes. O estabelecimento oferece ainda um menu de cafés e sobremesas, que por meio de algumas receitas que harmonizam, por exemplo, os gelatos com os tradicionais cafés expressos ou frapuccinos, traduzem a proposta da casa de manter em sintonia as influências italianas com o Brasil.
Na Ciao Bella, os sabores dos gelatos são rotativos, e costumam variar mensalmente e de acordo com as estações do ano. Para o Inverno, o fiordilatte com figo, limão siciliano e chocolate belga meio amargo são algumas das opções presentes no cardápio. O gelato pode ser servido no pote ou em casquinhas. Uma das novidades da casa é o milk shake de chocolate com whisky (receita ao lado), que promete aquecer a temperatura nessa época do ano.
O ambiente da casa é sofisticado. Com uma ampla área interna e uma varanda externa, concorrida principalmente nas noites de sábado e domingo, a Ciao Bella é uma ótima escolha para adoçar a vida dos campineiros.
Receita
Milk shake de chocolate com whisky
Ingredientes:
- 3 bolas de sorvete de chocolate
- 60ml de leite
- 60ml de whisky Jack Daniel´s
- chantilly para decorar
Modo de preparo:
Para a receita, não tem segredo. Afinal, basta colocar o sorvete, o leite e o whisky no liquidificador e bater todos os ingredientes por cerca de um minuto ou até atingir a consistência desejada. O ideal é encontrar o ponto em que o milk shake fique cremoso e harmonize o sabor do chocolate com o whisky. Ao servir, uma opção é acrescentar chantilly como cobertura.
Para o sorvete de chocolate:
- Leite integral 400g
- Creme de Leite fresco 125g
- Açúcar 140g
- Farinha de alfarroba 4g
- Cacau em pó 30g
- 50gr chocolate meio amargo derretido
- Misturar os ingredientes secos (açúcar, farinha de alfarroba e o chocolate em pó)
- Aquecer o leite e o creme de leite
- Misturar os ingredientes quando o leite e o creme de leite até atingirem 40°C
- Mexer a mistura até atingir a temperatura de 70-80°C, continuar mexendo por mais 3 minutos
- Acrescentar o chocolate derretido e elevar a temperatura até 90°C
- Manter a calda na geladeira entre 6 a 12 horas para maturar
- Bater em uma batedeira (utilizar acessório de gelateira) por 45-60 min 
 
Ciao Bella – Gelato & Caffè
Local: Rua Olavo Bilac, 252, Cambuí, Campinas
Funcionamento:
Segunda a quinta: das 12h às 21h
Sexta, sábado e domingo: das 12h às 22h
Telefone: (19) 3253-1197
 

Escrito por:

Diego Cunha