Publicado 28/06/2019 - 14h30 - Atualizado 28/06/2019 - 14h33

Por Luís Cesar de Souza Pinto

Detalhes como o friso vermelho na grade em formato de colmeia são exclusivos da nova versão esportiva do sedã Volks

Divulgação

Detalhes como o friso vermelho na grade em formato de colmeia são exclusivos da nova versão esportiva do sedã Volks

Elegante e apimentado, o novo Jetta GLI proporciona uma relação bem equilibrada entre o conforto de um sedã e o desempenho de um esportivo. Além de uma cavalaria de respeito, o modelo inclui avançado pacote tecnológico, com itens de segurança como frenagem automática com detecção de pedestres.
Para quem estranhou o ‘sobrenome’ da nova versão do Jetta, cabe uma explicação: a sigla GLI (Gran Luxury Injection) equivale a um GTI, com carroceria sedã. Empurrado por um motor TSI de 2.0 litros, de 230 cavalos e 35,7 kgfm de torque, o carro alcança os 100 km/h em 6,8 segundos e tem velocidade máxima de 250 km/h.
Detalhes como o friso vermelho na grade em formato de colmeia são exclusivos da nova versão esportiva do sedã Volks
 A transmissão é automatizada de dupla embreagem DSG com discos banhados a óleo e seis velocidades e também existe o sistema start-stop para melhorar a economia de combustível.
Importado do México, o Jetta GLI tem as seguintes dimensões: 4,70 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,47 m de altura e 2,68 m de entreeixos. Da antiga geração, o sedã herda o ótimo espaço para bagagem, de 510 litros. O consumo declarado pelo fabricante é de 9,9 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada, de acordo com o Inmetro.
Divertido
Em nosso primeiro contato com a novidade, durante o evento de lançamento, deu para sentir como o carro reage ao ser provocado: o ronco encorpado do motor e a rotação subindo rapidamente no contagiros, convidam o motorista a pisar mais fundo.
No console central é possível escolher, além do modo Sport (o mais divertido), as opções Eco, Normal e Individual. Com suspensão traseira independente multilink, o Jetta GLI é mais macio que o Golf GTI e oferece um bom compromisso entre conforto e desempenho, se comportando surpreendentemente bem nas curvas.
No tocante à segurança, o modelo conquistou cinco estrelas nos testes de colisão frontal, lateral e de sobreposição. Foram avaliados também todos os dispositivos eletrônicos de segurança e assistência à condução oferecidos de série, como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática com detecção de pedestres, frenagem automática de manobra, sistema pós-colisão e farol alto automático. (RC)

Escrito por:

Luís Cesar de Souza Pinto