Publicado 30/06/2019 - 14h02 - Atualizado 30/06/2019 - 14h04

Por Francisco Lima Neto/AAN

Ficar hospedado na Pousada Serravista é a garantia de experienciar o destino no seu máximo: turismo gastronômico em alta e muita aventura

Francisco Lima Neto/AAN

Ficar hospedado na Pousada Serravista é a garantia de experienciar o destino no seu máximo: turismo gastronômico em alta e muita aventura

Paisagens bucólicas e de tirar o fôlego por tamanha beleza, ar puro, natureza preservada, e montanhas para todos os lados fazem de Gonçalves um oásis de tranquilidade. Essa é uma boa definição para a cidade que fica no sul de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira.
O município tem cerca de cinco mil habitantes e se destaca pelas belezas naturais. No Verão as temperaturas ficam entre 18 e 32 graus. Já no Inverno podem alcançar 7 graus negativos.
É justamente no Inverno que milhares de turistas buscam Gonçalves para aproveitar o clima e seu setor hoteleiro e gastronômico, que tem crescido nas duas últimas décadas.
Um dos principais atrativos da cidade são os picos, que chegam a 2.100 metros e as corredeiras do Rio Capivari, ótimas para a prática de esportes de aventura e pesca da truta. O cenário romântico, entre as lareiras, o bom vinho e os confortáveis chalés, também tornam Gonçalves um refúgio para os casais.
A cidade é um destino perfeito para quem quer passar um tempo longe da correria e agitação das grandes cidades, da poluição e do estresse. Como poucas operadoras de telefonia tem sinal na região, que tal aproveitar e fazer um detox digital?
Ficar hospedado na Pousada Serravista é a garantia de experienciar o destino no seu máximo. A pousada fica no bairro São Sebastião, cercada por montanhas, natureza e uma vista ímpar, que convida para um estado de contemplação.
A Serravista tem 12 chalés em três categorias diferentes, inclusive com hidro em algumas delas. Inclusive, as banheiras ficam nas janelas dos chalés, uma ótima pedida é relaxar na hidro, com um bom vinho, apreciando a vista. Os chalés têm lareira, aquecimento de água à gás, lençol térmico e deck.
A pousada tem um redário, um deck com paisagem de cinema, e um local reservado para fogueiras. O café da manhã é um dos pontos altos. Os bolos, pães e tortas são feitos artesanalmente no local. Acompanham sucos, geleias, frutas, pão de queijo, queijo fresco, entre outros. O hóspede pode ainda experimentar o açúcar com especiarias, vale um destaque para o sabor lavanda. Se o desjejum já é de dar água na boca, a vista panorâmica é de encher os olhos.
O jornalista viajou a convite da Pousada Serravista e da Agência Travel For Life BR e com apoio da Mercedes-Benz
CERVEJARIA TRÊS ORELHAS
Durante a estadia na cidade, um passeio que não pode faltar é uma visita à Cervejaria Três Orelhas. Uma cervejaria artesanal dentro de um sítio, no bairro São Sebastião das Três Orelhas. A fábrica impressiona pela arquitetura e harmonia com a natureza. A cervejaria conta com nove rótulos e 12 torneiras com o que há de mais fresco. O estabelecimento conta com um food truck especializado em petiscos, que são harmonizados com as bebidas da casa. A cervejaria nasceu em dezembro de 2017, e no ano passado já ganhou o prêmio de melhor Brew Pub do Brasil, no Festival de Blumenau, em Santa Catarina.
RESTAURANTE SAUÁ
Outra experiência imperdível é a gastronomia do restaurante Sauá. Oestabelecimento fica em um ponto estratégico no bairro Sertão do Cantagalo. É difícil não parar alguns minutos para contemplar a vista local. Por todos os lados as montanhas e as araucárias dão o tom da paisagem. A construção é toda em madeira, com decoração rústica e elegante. 
Os pratos têm porções generosas e se sobressaem tanto pela apresentação quanto pelos sabores marcantes.
BISTRÔ DO ALTO
O Bistrô do Alto é um charmoso restaurante no Centro de Gonçalves, bem ao lado da igreja. A surpresa é que além de restaurante, o local também é uma livraria. O cardápio é assinado pelo chef Mauricio Gabrieli Neto. Aluno da renomada escola de gastronomia francesa Le Cordon Bleu. As massas, risotos e doces são todos fabricação própria, de forma artesanal. O atendimento é de primeira, quase exclusivo.
RESTAURANTE PORTO DO CÉU
Esse é um restobar que junta gastronomia, música, arte e história. O estilo é rústico, com decoração em estilo hippie chic. A música ao vivo é de excelente qualidade, passando pela MPB e diversos estilos internacionais, com destaque para o rock e o country. O ambiente é perfeito para um bate-papo e para confraternizar com os amigos ou curtir a dois enquanto saboreia a gastronomia da casa.
JANELAS COM TRAMELA
O Janelas com Tramela é um restaurante boteco que além de uma gastronomia peculiar, chama a atenção por sua arquitetura, que representa as casas de pau a pique típicas da região, além de objetos de decoração que remetem a essa mesma temática. O cardápio é elaborado com base na simples e sofisticada cozinha mineira, com pratos, petiscos, comidinhas e sobremesas de dar água na boca.
MANTIQUEIRA ECOTURISMO
Para quem tem um perfil mais aventureiro ou mesmo quem deseja dar um tempo na calmaria e se integrar um pouco mais com a natureza, a Mantiqueira Ecoturismo tem roteiros especiais. A empresa oferece passeios 4x4, caminhadas e trilhas. São várias opções de roteiros de caminhadas, de níveis fácil a difícil, para conhecer as melhores cachoeiras de Gonçalves e os picos mais altos da região. Durante os passeios ou trilhas, o turista consegue uma imersão junto à natureza e recebe uma verdadeira aula sobre as espécies de árvores, plantas, e animais nativos da região. Ainda é possível observar pássaros, anfíbios, borboletas e diversas cachoeiras.
CAMPOS DO JORDÃO
Para aqueles que gostam de aproveitar ao máximo as possibilidades de cada viagem, não custa nada dar uma esticada e passar pelo menos algumas horas em Campos do Jordão, já que a cidade paulista fica a apenas cerca de 50km de distância de Gonçalves. Campos do Jordão é outra cidade com clima ótimo, arquitetura europeia e uma vasta rede hoteleira e gastronômica. Além de aproveitar todos os atrativos do bairro Capivari, na região central, vale uma parada na Esquina do Djalma. O local tem pouco mais de um ano e já é um dos pontos badalados da cidade, já que oferece uma combinação perfeita de bebidas e aperitivos gourmet. A música ao vivo é muito boa, mas não rouba o ambiente. Os frequentadores conseguem conversar sem precisar ficar gritando. 

Escrito por:

Francisco Lima Neto/AAN