Publicado 09/09/2019 - 17h26 - Atualizado 10/09/2019 - 12h32

Por Fábio de Mello

O cearense Raimundo e a mulher  Miriam estão à frente do buteco especializado em comidas típicas do Nordeste, como o imbatível sarapatel que atrai os patrícios

Fábio de Mello/AAN

O cearense Raimundo e a mulher Miriam estão à frente do buteco especializado em comidas típicas do Nordeste, como o imbatível sarapatel que atrai os patrícios

O Bar Geladão fica na Vila João Jorge, em Campinas, mas, de acordo com o cardápio e a clientela, poderia funcionar em qualquer cidade do Ceará. Foi criado pelo cearense Raimundo e pela Miriam, sua esposa, para agradar ao paladar dos nordestinos que residem na nossa região e frequentam a birosca de segunda a domingo.
Apesar de especializado em comidas típicas nordestinas como o caldo de mocotó e o sarapatel, também serve receitas mais comuns ao gosto dos campineiros, como o contra-filé acebolado, a costela com mandioca, bisteca, picanha e o pernil.
Além dos assados, oferece ainda sanduíches, espetos e porções de calabresa, frango a passarinho, costelinha suína e mandioca. Nos finais de semana, Miriam prepara o baião de dois, geralmente acompanhado de pernil ou frango caipira assado, fornecido por um amigo que cria as aves em um sítio em Minas Gerais.
Para beber, o boteco fornece os rótulos mais conhecidos de cerveja, caipirinhas de limão, kiwi, morango e maracujá, batidas e um drinque chamado espanhola, que leva vinho, abacaxi e leite condensado.
Fica em uma esquina movimentada do bairro e uma arejada varanda em “L”; cerca o amplo espaço interno, que conta com duas mesas de sinuca e um balcão alto, com uma estufa de salgados. Se o tempo estiver bom, aconselho a freguesia a ocupar alguma das mesas da frente avarandada para sentir o vento e observar o movimento da rua.
Aos botequeiros mais corajosos, recomendo uma cachacinha mineira para abrir o apetite e o bem temperado sarapatel, com farofa e torresmo. Tudo regado a potente, e nem um pouco nordestina, pimenta chamada carolina reaper, batizada assim mesmo, com um complemento em inglês, que faz referência à figura caricatural da morte, de capuz cobrindo a cabeça e com uma foice na mão. Mesmo assim, saúde!
ONDE
Bar Geladão: Rua Engenheiro Monlevade, 67 – Vila João Jorge. Aberto de segunda-feira a domingo, das 7h30 às 22h30
Essa é boa!
Uma Conferência
Onde você está indo em sua condição de bêbado?
- Para uma conferência sobre alcoolismo.
- E onde está esta conferência e quem a entrega? Na minha casa, pela minha mulher "encantadora" quando chego em casa.

Escrito por:

Fábio de Mello