Publicado 01/09/2019 - 12h05 - Atualizado 01/09/2019 - 12h08

Por Kátia Camargo

Contemplação das cachoeiras é mais que terapêutica:som das águas

Kátia Camargo/AAN

Contemplação das cachoeiras é mais que terapêutica:som das águas

Conhecida como a capital do turismo de aventuras e terra do cantor sertanejo Daniel, Brotas reserva ainda outras boas experiências aos visitantes, que não buscam só adrenalina. Em 2014, a cidade conquistou também o título de estância turística. Caso você seja o tipo de pessoa que não gosta muito de esportes radicais, não se preocupe, dá para se divertir, e muito, por lá. Cidade pacata, comida boa, caminhada leve, contemplação da natureza estão entre as opções encontradas no município que fica distante 155 quilômetros de Campinas. Na cidade que tem aproximandamente 22 mil habitantes, a igreja matriz ainda é referência para festas, encontros e eventos.
Ah... mas quer saber uma das experiências imperdíveis: parar, olhar e contemplar o céu que geralmente é bem estrelado, com suas constelações, planetas e galáxias. Isso fica ainda mais encantador para quem visita a Fundação CEU (Centro de Estudos do Universo), o mais moderno observatório e planetário da América Latina.
Dá até para fotografar a lua de pertinho e enxergar suas crateras pelo telescópio. Basta levar um celular. Outra dica boa é que até meados de outubro será possível ver pelo telescópio o planeta Saturno e seus anéis. O planetinha fica ainda mais encantador visto “de perto”.
O planetário também faz parte do passeio para quem visita o CEU. A experiência consegue proporcionar a grandiosidade e a perfeição do universo que nos cerca. Mas, não se assuste se no meio do caminho encontrar uma réplica de cerca de cinco metros do esqueleto de um Alossauro, um dinossauro feroz que mete medo.
Para quem se hospeda dentro do Brotas Eco Resort dá para fazer uma visita ao CEU durante o dia, mas à noite o local ganha outros destaques e será preciso mesmo ficar atento ao céu.
Ideal para passear com a família, o Brotas Eco Resort conta com parque aquático com cinco piscinas (sendo três climatizadas), dois toboáguas, cama elástica, sauna, jacuzzi coberta, academia, salão de jogos, quadras poliesportivas, ginásio, campos de futebol, paintball, fazendinha com mini zoológico, lago com tirolesa e standy –up, arvorismo, sala de leitura, sala de TV, brinquedoteca, redário, além de serviços opcionais de babá e massagem. Ou seja, só fica parado quem quer. Para quem quer economizar uma boa opção é aproveitar a baixa temporada, pois os preços acabam sendo bem convidativos.
Pequenos
A programação é bem diversificada tanto para crianças quanto para adultos. Algumas atividades são feitas integrando toda a família. Entre elas estão o resgate de brincadeiras antigas, como morto-vivo, pular cordas, guerra de bexiga com água, entre outras Uma das atividades queridinha das crianças é torta na cara, que garante boas risadas a todos.
Os pequenos estão sempre acompanhados por monitores e podem participar de oficinas interativas; arco e flecha; gincanas temáticas; gincana noturna com lanternas; fogueira com marshmallow e fantoches; piscina natural com tirolesa; gincana na piscina, desafios no paredão de escaladas e nos toboáguas; futebol de sabão; discoteca; carveboard (skate para grama e terra). Um sossego para os pais que gostam de se curtirem um pouco.
Cachaça
Já as atividades de lazer para os adultos contam com tour pela cidade de Brotas, com visitas à Casa da Cachaça e ao Parque dos Saltos, paintball, gincana na piscina com concurso de cerveja e caipirinha também fazem parte da diversão, passeio de bike e jantar com música ao vivo garantem a diversão.
Pets
As famílias que viajam com pets também podem ficar tranquilas. O Brotas Eco Resort oferece uma estrutura exclusiva para os peludos. O Dog Park tem uma área de 1.000 metros quadrados, com 2 pistas de agility para cães de todos os portes, 6 dog-apartamentos (canis) com portões e cadeados, caso os hóspedes queiram deixar o pet em segurança enquanto curtem o parque aquático ou realizam alguma atividade inapropriada para cães.
Museu do Café, ateliê de cerâmica e comprinhas
Considerando o tamanho da cidade – 23 mil habitantes, de acordo com o IBGE-, ela vai te surpreender com as atrações na área urbana. Além de um bom número de restaurantes, hotéis, teatro, cinema, casa de espetáculos, fica lá o CEU – Centro de Estudos do Universo, que abriga o mais moderno observatório e planetário da América Latina. Perfeito, uma vez que em Brotas o céu costuma ser estrelado.
Para um final de tarde, nada mais agradável do que passear pela cidade observando os casarões da avenida principal, erguidos na época áurea da atividade cafeeira no município, e visitar o Museu do Café. Claro que comprinhas não podem faltar. Os artesãos locais estendem, principalmente, bordados e artigos feitos de bambu aos olhos dos turistas. E a cidade tem um atrativo especial: um ateliê de cerâmica que, além de comercializar belas peças, possibilita, mediante agendamento, observar a queima do material com técnica japonesa chamada raku.
A REPÓRTER VIAJOU A CONVITE DO BROTAS ECO RESORT

Escrito por:

Kátia Camargo