Publicado 08/11/2019 - 07h20 - Atualizado 08/11/2019 - 07h20

Por Henrique Hein

Torre do Castelo iluminada como símbolo de engajamento à campanha: alerta para os homens sobre a importância da visita ao urologista para os exames preventivos

Leandro Ferreira/AAN

Torre do Castelo iluminada como símbolo de engajamento à campanha: alerta para os homens sobre a importância da visita ao urologista para os exames preventivos

Campinas receberá no próximo dia 23 de novembro, um sábado, uma série de atividades em prol do Novembro Azul — o movimento mundial que acontece durante o mês e que tem como objetivo reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Uma das atividades mais importantes do dia acontecerá na Casa de Saúde, que concentrará serviços gratuitos e atividades de conscientização sobre a doença. Em outubro, o espaço estava com a fachada rosa (em alusão ao Outubro Rosa, campanha de conscientização que tem como objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero) e agora está inteira iluminada de azul.
O Centro de Oncologia do Hospital Vera Cruz também oferece decoração temática e caminhada como atividades que vão permear todo o mês. A caminhada oncológica será neste domingo.
Outras duas atividades também foram programadas pela Prefeitura para o dia 23, ambas na Lagoa do Taquaral. A primeira delas contará com a participação de médicos urologistas, clínicos gerais, cardiologistas, endocrinologistas, além de uma equipe multidisciplinar com psicólogos, fisioterapeutas e enfermeiros para dar orientações sobre como cultivar bons hábitos de saúde. O outro evento do dia será uma caminhada educativa de 2,8 km no entorno da Lagoa, com saída prevista para às 10h.
Além dessas atividades, a Prefeitura também iluminou de azul alguns pontos importantes da cidade, como os prédios da Sanasa, a torre do Castelo e os reservatórios de água do Alto Taquaral, Ventura Mall e Gramado, para manter a população atenta ao tema. O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens brasileiros, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Para 2019, estima-se que o ano termine com mais de 68 mil novos casos. Anualmente, diversas entidades apoiam e promovem ações em prol da causa, a fim de que o público masculino se atente mais à própria saúde.

Escrito por:

Henrique Hein