Publicado 04/11/2019 - 16h00 - Atualizado 04/11/2019 - 18h12

Por Fábio de Mello

Torresmo de rolo é a novidade que está lotando o bar localizado no Jardim Pauliceia e comandado por Jânio e a mulher Keli

Fábio Mello/AAN

Torresmo de rolo é a novidade que está lotando o bar localizado no Jardim Pauliceia e comandado por Jânio e a mulher Keli

Estava tranquilamente caçando bares em um distrito de Campinas, quando recebi mensagem do Tatá, meu parceiro de copo de longa data e talentoso investigador de botecos pouco conhecidos. A imagem de um torresmo de rolo, bem pururucado, desses que aparecem em programas de culinária na TV, veio com o endereço de um local próximo ao cruzamento da Rodovia Anhanguera com a Avenida John Boyd Dunlop.
Mudei de rumo na hora, mesmo sabendo que o novo destino ficava do outro lado da cidade, e cheguei ainda no início de tarde, quando a cozinha começava a preparar suas primeiras frituras. Tratei de me deliciar com a iguaria, que começou a ser produzida diariamente há apenas três meses e já faz sucesso no bairro e arredores.
Jânio batizou o bar com o seu nome há cinco anos e, com a ajuda de sua esposa Keli, comanda o espaço com ótimas opções da baixa gastronomia, no Jardim Pauliceia. O lugar é bem simples, mas simpático, com decoração rústica e cheia de placas com piadas tradicionais da cultura etílica. Logo na entrada, um relógio de ponto antigo ainda soa quando os clientes mais assíduos chegam para picar surrados cartões imaginários e, na calçada, uma pitangueira lotada atrai pássaros em busca dos frutos mais maduros. 
Além do torresmo, a casa oferece porções de tilápia, costelinha de pacu, traíra aberta sem espinha, caldo de mocotó, de feijão e dobradinha. Aos sábados e domingos, o cliente pode montar sua porção preferida com arroz, maionese, vinagrete e salada de rúcula.
Toda segunda-feira, Jânio oferece um churrasco cortesia, com contrafilé, linguiça e asa de frango, desde que os fregueses paguem pelas bebidas.
Recomendo qualquer um dos petiscos fritos e, para acompanhar, uma caipirosca de limão e algumas cervejas. Saúde!
ONDE
Bar do Jânio. Rua Willian Booth, 806 - Jardim Pauliceia, Campinas. Aberto de segunda, quarta, quinta e sexta-feira, das 10h às 22h. De sábado, das 10h às 23h e domingo, das 11h às 18h.

Escrito por:

Fábio de Mello