Publicado 24/01/2020 - 17h39 - Atualizado 24/01/2020 - 18h04

Por Diego Cunha

Com ambientes sofi sticados em estilo europeu, o restaurante prima pela diversidade no cardápio

Wagner Souza/AAN

Com ambientes sofi sticados em estilo europeu, o restaurante prima pela diversidade no cardápio

A partir da mescla entre receitas clássicas e criações autorais, o Leopoldo está em Campinas desde setembro de 2019 apurando o paladar de quem aprecia o requinte da culinária internacional. Para isso, o chef da casa Gabriel Grassmann aproveitou o período em que viveu no Exterior para incorporar diferentes ingredientes e modos de preparo aos pratos da casa.
No restaurante, Grassmann e sua equipe se preocupam com todos os detalhes e realizam todas as etapas na produção das delícias do menu. Desde a seleção das iguarias até o toque final, tudo é absolutamente pensado pelo chef. Por falar nos ingredientes utilizados nas receitas, as carnes costumam ser protagonistas, onde o ancho, o carré de cordeiro, o pato e o javali são algumas das proteínas prediletas
dos frequentadores do restaurante. O cardápio reúne a opção à la carte, fixo durante todos os dias, e o almoço executivo, servido durante a semana e em formato rotativo a cada 8 dias. O Leopoldo prima pelo conceito e diversidade: ideais que pratos como o carré de cordeiro com risoto de cevada (receita ao lado) buscam transmitir.
As inspirações internacionais do restaurante, no entanto, não se restringem apenas às receitas. Afinal, a sofisticada arquitetura e decoração da casa espelham um estilo europeu. Com a cozinha exposta e a visão clara de todo o restaurante, é possível ao se aproximar da fachada do Leopoldo enxergar tudo o que o local abriga em seu interior.
Carré de cordeiro com risoto de cevada
Ingredientes
400 g de Carré decordeiro
280 g de cevada
1 limão siciliano
1 lima-da-pérsia
1 limão tahiti
20 g de manjericão
100 ml de vinho tinto
50 ml de água
30 g de demi glacê em pó
50 ml de creme de leite fresco
400 ml de caldo de legumes
30 g de hortelã
30 g de cebola
10 ml de azeite
sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
O primeiro passo para esse prato do Leopoldo é a marinada do cordeiro. Para isso, é necessário bater, em um mixer, a hortelã, a cebola e o azeite. Reserve. Em seguida, limpe o cordeiro, junte com a marinada e reserve. Então, cozinhe a cevada com um caldo de legumes. Reduza o vinho tinto em uma panela, acrescente o demi glacê em pó e utilize água fervente para dar ponto de molho. Por fim, grelhe o cordeiro e fi nalize o cozimento da cevada com creme de leite fresco, suco de lima-da-pérsia e
raspas de limão siciliano, tahiti e lima. Para a montagem do prato, regue com o molho de vinho tinto e decore com o manjericão.
Leopoldo Restaurante
Local: R. Padre Almeida, 810, Cambuí, Campinas
Funcionamento: Terça e quarta: das 11h45 às 14h30
Sábado: das 12h às 15h e das 19h30 às 23h
Domingo: das 12h30 às 16h30
Telefone: (19) 3255-6655

Escrito por:

Diego Cunha