Publicado 25/03/2020 - 12h40 - Atualizado 25/03/2020 - 13h05

Por Maria Teresa Costa

Jonas anuncia isenção de tarifa de água

Divulgação

Jonas anuncia isenção de tarifa de água

O prefeito Jonas Donizette (PSB) anunciou a isenção da tarifa de água, de abril a junho para as famílias de baixa renda que consomem até 10 metros cúbicos por mês e a cobrança de tarifa, para os demais consumidores residenciais, pela média de consumo registrada no mesmo período do ano passado. Nesse caso, o pagamento da diferença entre o consumo efetivo e a média será analisado caso a caso, e poderá ser parcelada posteriormente, em até 36 meses. As medidas visam atender as famílias nesse período de isolamento social imposto pela pandemia de coronavírus.
De acordo com o prefeito, as restrições impostas levaram a um aumento no consumo de água em relação ao ano passado, já que as famílias estão em isolamento domiciliar, o que não ocorre com o comércio, uma vez que a maioria está de portas fechadas cumprindo a quarentena decretada na cidade. As indústrias, disse, também tem redução de consumo porque estão trabalhando com menor capacidade.
A isenção vai beneficiar, segundo a Sanasa, 77 mil pessoas, que hoje pagam a tarifa social R$ 8,60 para consumo de até 10 m3. A isenção implicará em queda de R$ 500 mil nas receitas da empresa de saneamento que, garantiu o prefeito, não será repassada aos consumidores.
Jonas descartou a possibilidade de suspender o corte de fornecimento para os inadimplentes, mas disse que a Sanasa tem um canal aberto para discutir uma solução para os devedores utilizando critérios sociais.

Escrito por:

Maria Teresa Costa