Publicado 23/03/2020 - 17h39 - Atualizado 25/03/2020 - 11h47

Por Da Agência Anhanguera


Dmytro Gilitukha

Clínica Camila Dutra
Exercer uma odontologia de excelência exige inúmeros cuidados e detalhes. É preciso estar atento às novidades e evoluções em técnicas e materiais sem perder o olhar humano e integral ao paciente. Em busca de oferecer o melhor, a Clínica Camila Dutra fornece tratamento de todas as especialidades da odontologia, além de exames complementares na própria clínica. Desta forma, é possível fazer um planejamento adequado levando em consideração as necessidades do paciente, resolvendo todos os problemas e promovendo qualidade de vida. Esta preparação é feita e executada por toda a equipe clínica, o que garante a integração dos tratamentos e olhar ao paciente como um todo. Como, por exemplo, uma pessoa que precisa de reabilitação, com o objetivo de devolver estética e função, passar por diversas etapas. Podem ser necessários tratamento ortodôntico (com aparelhos convencionais, estéticos ou alinhadores invisíveis), endodontia (tratamento de canal), e cirurgias até chegar à finalização do tratamento com restaurações, coroas, facetas e lentes de contato em porcelana. “Como o tratamento é integrado entre as especialidades, é possível otimizar o processo, trazendo conforto, agilidade e segurança ao paciente”, diz a cirurgia dentista Camila Dutra, dona da clínica que leva seu nome.
Harmonização
Também em dia com as últimas evoluções, a clínica oferece tratamento de ponta em harmonização facial. Segundo Camila, esta especialidade conta com procedimentos estéticos combinados com o objetivo de melhorar a harmonia do rosto, complementando todas as outras opções de tratamentos oferecidos pela equipe da clínica. “Os tratamentos possuem ações variadas, podendo alterar os traços indesejados, além de tratar o envelhecimento facial, e melhor ainda, preveni-lo”, comenta a profissional.
Outro diferencial é exercer uma odontologia humanizada, com a possibilidade de tratar toda a família no mesmo ambiente. “Essa integração traz conforto e comodidade as pessoas, e permite cuidar das famílias com um olhar diferenciado. Desde o nosso setor kids, até a odontogeriatria, prezamos por promover qualidade de vida, devolvendo a possibilidade de sorrir, falar e se alimentar. Tudo isso, associado a um trabalho contínuo de prevenção de doenças”, explica Camila. “Desta forma, prezamos a promoção da saúde de recém-nascidos, crianças em diferentes faixas etárias, adolescentes, adultos e idosos”, completa a cirurgiã. Segundo Camila, cada novo investimento feito na clínica, seja na estrutura, em técnicas ou materiais, é pensado a partir do bem-estar do paciente. “Esta associação entre alta tecnologia, conforto, bem-estar e acima de tudo do cuidado e respeito ao próximo é o que permite atingir a tão desejada excelência na odontologia”, finaliza.
Onde?
R: Cônego Nery, 477, Jardim Guanabara
Tel: (19) 3242-0181/ (19) 97106-0181
www.clinicacamiladutra.com.br
contato@clinicacamiladutra.com.br
São Leopoldo Mandic
A procura por um sorriso perfeito, com base nos conceitos estéticos impostos pela sociedade, faz com que os pacientes não busquem somente a substituição dos dentes ausentes, mas também a reconstrução dos tecidos que foram perdidos em virtude da ausência dentária. É também neste sentido que o uso das células-tronco se torna fundamental e a São Leopoldo Mandic possui laboratório de terapia celular para esses estudos.
A abordagem com células-tronco na odontologia pode ser dividida em duas grandes vertentes. Uma delas se refere ao uso imediato, com a finalidade regenerativa ou para testes de medicamentos. A outra vertente se refere à obtenção e criopreservação de células-tronco para eventual uso futuro, ou seja, com um caráter mais preventivo.
Alguns tecidos podem ser perdidos em decorrência de algumas lesões, traumas e patologias como cáries, doença periodontal e tumores. Neste escopo, a regeneração do tecido da polpa dental, do tecido ósseo, periodontal e outros vêm sendo estudados. No entanto, é lícito ponderar que a criopreservação de células-tronco provenientes de tecidos da boca, como a polpa dental e o periósteo do “céu da boca”, o palato, podem ser utilizados não apenas da odontologia mas também na Medicina Regenerativa como um todo.
A criopreservação preventiva de células-tronco é feita em um banco específico, registrado pelo Ministério da Saúde e Vigilância Sanitária. “Isso é interessante porque quanto mais jovens somos, nossas células-tronco são melhores e mais versáteis. Muito se fala sobre as células-tronco da polpa do dente de leite, que é uma grande tendência, mas também podemos preservar as células-tronco de adultos”, explica André Antonio Pelegrine, professor da Faculdade São Leopoldo Mandic e membro da recém-criada Comissão de Odontologia Regenerativa do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.
“Claro que existem algumas limitações, mas é preciso a orientação do cirurgião-dentista que for fazer a coleta para saber qual é o melhor tecido fonte para a obtenção da célula-tronco para cada finalidade específica, se por acaso já existir uma finalidade específica.”, diz ele.
As células-tronco provenientes dos dentes de leite são extremamente versáteis, podendo dar origem a uma gama grande de tecidos. “Apesar das células-tronco dos dentes de leite serem mais versáteis, a terapia celular utilizando células-tronco de adultos também tem funcionado muito bem na odontologia, principalmente na reconstituição óssea para quem quer fazer um implante, por exemplo”, completa.
A R-Crio ajudou a montar um dos Laboratórios de Terapia Celular da São Leopoldo Mandic, sob coordenação do Professor André Antonio Pelegrine, para realizar pesquisas com células-tronco. A Instituição também tem parceria com a Universidade da Califórnia (UCLA) para o desenvolvimento de pesquisas nesta área. O potencial das células-tronco presente nas polpas dentais e o armazenamento dessas células como forma de preservar a saúde das novas gerações é de fundamental importância para o presente e o futuro da odontologia.
Onde?
R Dr. José Rocha Junqueira, 13 – Swift, Campinas, SP
Tel: (19) 3211-3600
www.slmandic.edu.br
Clinical Cambuí
Os conceitos de humanização e qualidade são essenciais e indissociáveis para a promoção do bem-estar e da saúde bucal do paciente no atendimento. É com essa missão que os cirurgiões-dentistas Américo Boarini e Gabriela Martelli atendem seus pacientes na Clinical Cambuí. “Oferecemos tratamento odontológico humanizado e de excelência para o bem-estar e melhoria da saúde do paciente através de uma experiência agradável em ambiente familiar, trazendo técnica, qualidade e valorizando o ser humano em relações de transparência, carinho e respeito às necessidades de cada um”, diz Gabriela, que atua há cinco anos como clínica geral e na área de endodontia. Entre os tratamentos oferecidos, os pacientes contam com clinica geral e prevenção em saúde bucal, periodontia, endodontia, ortodontia, odontopediatria, harmonização oro facial e tratamento preventivo de rejuvenescimento, reabilitação oral com protocolos “all on four”, implantodontia e próteses. Entre os destaques estão a Harmonização Oro Facial que pode ser feita com preenchimento com ácido hialurônico e a aplicação de toxina butolínica. “O preenchimento com ácido hialurônico é indicado para dar volume labial, correções de cicatrizes, rugas de marionete e sulco naso geniano (“bigode chinês”). O tempo de duração do procedimento é de 10 a 14 meses”, explica Boarini, especialista e mestre em ortodontia e professor do curso de ortodontia na Faculdade São Leopoldo Mandic. Já a aplicação de toxina butolínica é indicada para fins estéticos como suavização de rugas na glabela (espaço entre as sobrancelhas), testa, pés de galinha, bigode chinês, “código de barras” labial e na face em geral. “Aplicação para fins terapêuticos como bruxismo, sorriso gengival, dores de cabeça e tensão muscular também são indicados e tem a duração de 7 a 10 meses”, completa o cirurgião-dentista.
Onde?
Rua Antonio da Costa Carvalho, 287, Cambuí, Campinas
Tel: (19) 3294- 5115/ 997101155
Instagram @dragabrielamartelli
Facebook www.facebook.com/clinicalcambui/
Psicologia clínica
Um sorriso bonito e saudável traz contribuições sociais e emocionais ao indivíduo. “Ter um sorriso bonito e cativante é motivo de autoestima elevada, o contrário pode trazer prejuízos psicológicos que limitam a vida da pessoa”, diz a psicóloga Nilda Carvalho, que recebe em seu consultório pessoas que estão ou estiveram em tratamento odontológico, alguns por medo dos procedimentos (agulha, barulho do motor, cadeira de dentista etc), outros por situações mais complexas.
Especializada na terapia EMDR (sigla em inglês para Eye Movement Desensitization and Reprocessing, que em português significa Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares), Nilda já utilizou esta abordagem no atendimento de diversos pacientes. Em um dos casos, por exemplo, o paciente, mesmo após tratamento odontológico de um problema físico, continuava com o trauma emocional que o impedia de se reconhecer com sua nova imagem.
“Busco a ‘cura’ emocional do paciente, restabelecendo-lhe a autoestima através da dessensibilização e reprocessamento do trauma psíquico. Assim, tratando e ressignificando crenças limitantes que foram enraizadas em seu inconsciente”, diz a psicóloga.
O EMDR é uma nova forma de psicoterapia desenvolvida nos Estados Unidos (EUA), no final dos anos 1980, pela psicóloga Dra. Francine Shapiro. É reconhecida e recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma das mais eficazes linhas da psicologia no tratamento do estresse pós-traumático.
O tratamento psicoterapêutico com EMDR possibilita o reprocessamento das lembranças difíceis e traumáticas, modificando a percepção delas neuroquimicamente onde residem no cérebro. “Para tanto, utilizamos técnicas de estimulação bilateral visual, tátil e auditiva, que promoverão a integração do conteúdo neuronal nos hemisférios cerebrais: direito (emocional) e esquerdo (racional), de forma a retirar a carga negativa associada ao evento”, explica Nilda.
Após o reprocessamento, o incômodo causado pela situação traumática deixa de existir. Entende-se por trauma emocional todo evento ou situação que nos causa sofrimento e do qual surgem vários desdobramentos emocionais, entre eles, as crenças limitantes que impedem a pessoa de ter autoconfiança e viver uma vida saudável e leve. “Costumo dizer que a pessoa traumatizada carrega nas costas um saco cheio de pedras que a deixa sem energia para viver. A boa notícia é que é possível esvaziar esse saco por meio de ajuda profissional especializada”, afirma a psicóloga.
De acordo com Nilda, o trabalho conjunto entre os profissionais terapeutas de EMDR e os profissionais da odontologia tem tido muito sucesso na saúde física e emocional dos pacientes que, via de regra, voltam a sorrir com elevada autoestima. “Sinto-me muito gratificada ao ver meus pacientes, a cada sessão, deixando algumas de suas pedras para trás.”
Psicóloga clínica – CRP 112248
Especialista em terapia de reprocessamento de traumas.
Formação em Terapia EMDR pelo Instituto de EMDR Ibero América. 
Formação em EMDR e Família, reconhecido pela Associação EMDR Brasil e Ibero América. Membro da Associação Brasileira de EMDR.
Rua Cônego Nery, 477 Sala 40 – Guanabara, Campinas (SP)
Tel.: 19-984010153 
Email: nilda.c@hotmail.com
Site: www.nildacarvalhopsicologa.com.br
Clínica Saphira
A odontologia e a estética são aspectos levados muito a sério na vida das pessoas. Pensando em oferecer um tratamento multidisciplinar, diferenciado e exclusivo, com atendimento acolhedor e de qualidade, a Clínica Saphira se destaca pelos atendimentos focados em estética dental na área de ortodontia, dentística, reabilitação oral, periodontia, prótese e implantes sob o comando das doutoras Paula Ido e Alessandra Borçato.
Focada em estética com experiência de 20 anos na área, doutora Paula Ido é especialista em procedimentos que envolvem facetas cerâmicas, lentes de contato e coroas de porcelana, tudo realizado dentro do fluxo digital de trabalho. Esse método significa ter à disposição variadas possibilidades, tanto de materiais, como opções de planejamento digital do sorriso que oferecem maior naturalidade e segurança no resultado final.
O uso do DSD, ferramenta que permite criar sorrisos digitais baseados no biotipo do paciente e que dá acesso a um banco mundial de sorrisos naturais, é comum no dia a dia da doutora.
“Conhecemos esse procedimento como teste drive do sorriso. Nele, tiramos fotos do sorriso atual do paciente e fazemos uma simulação em 3D. Transferimos o planejamento digital do novo sorriso para a boca do paciente utilizando uma resina de prova com o objetivo de mostrar para ele como ficará o sorriso final antes mesmo de fazer qualquer procedimento inicial em boca e ver se o paciente concorda com o que será realizado”, destaca a dentista.
Os moldes antigos também fazem parte do passado na clínica. O uso de scaners de última geração traz precisão de micrômeros permitindo facetas, lentes e próteses mais precisas, com durabilidade e benefícios de uma maior perfeição e rapidez.
Dra Paula Ido também trabalha com vários tipos de clareamentos dentários, trabalhos estéticos menos invasivos como microabrasão do esmalte, utilizado para remoção de manchas mais persistentes no esmalte dental, resinas de nanopartículas que permitem um melhor acabamento e durabilidade das restaurações, bem como tratamento para erosões dentárias e demais problemas relacionados á estética dental.
Assim como nos outros procedimentos, a estética é um objetivo, mas antes de tudo o pensamento é na saúde bucal. “Primeiro preciso escutar o paciente, ouvir suas queixas e necessidades e pensar no seu bem estar, só assim consigo nortear o seu tratamento e oferecer aquilo que realmente ele necessita”, destaca a doutora.
Ortodontia e alinhadores na correção de problemas dentários
Especialista em Ortodontia e mestre em Disfunção das ATMs, a Dra Alessandra Borçato atua na prevenção e tratamento de problemas de crescimento e desenvolvimento da face, correção da posição dos dentes para correta oclusão, além de tratar dores nos músculos da mastigação e alterações articulares do complexo maxila-mandíbula. Uma das sócias da Clínica Saphira, junto com a Dra Paula Ido, ela trabalha utilizando todos os tipos de aparelhos dentários, em especial os alinhadores Invisalign.
Esses alinhadores, em alta entre os pacientes, são placas transparentes, removíveis e tecnológicas que fazem a mesma função dos aparelhos fixos. A ativação das movimentações dos dentes ocorre pela troca por novas placas a cada 10 a 15 dias, conforme o planejamento digital feito pelo profissional através de um software específico.
A programação adequada e a correta aplicação ocorrem de acordo com o conhecimento e experiência do ortodontista e trazem o resultado correto para o tratamento, que pode ser realizado tanto em crianças, como em adultos. “Os pacientes procuram os alinhadores pelo fato de serem removíveis, práticos, estéticos, não possuírem peças que machucam, além de não atrapalharem na alimentação ou na manutenção da higiene oral. A pessoa faz o tratamento com as mesmas condições de antes de ter iniciado, não a limitando esteticamente, nem proporcionando qualquer desconforto. Já realizei tratamentos em todos as faixas etárias com excelentes resultados”- destaca a dentista.
Na clínica, Alessandra possui um scanner odontológico, utilizado em todas as consultas de avaliação, que eliminam a necessidade de moldagens e proporcionam ao paciente a possibilidade de a partir de um modelo digital, visualizar a simulação do resultado do seu tratamento em poucos minutos. “Isso traz ao paciente uma experiência muito interessante, em que ele pode ver como ficaria seu novo sorriso mesmo antes de iniciar seu tratamento. - relata a dentista.
Formada pela Faculdade de Odontologia da Unicamp e especialista em Ortodontia pela equipe da Unesp de Araraquara, a doutora foi uma das pioneiras no uso do Invisalign em Campinas há 11 anos, dá aulas para outros profissionais da área e lembra que agora o sistema está ainda mais evoluído com variadas possibilidades. “O Invisalign é um aparelho americano. Para sua confecção, realizo o modelo digital com o escaner, envio para o software , no qual realizo todo o planejamento, os técnicos da empresa distribuem na quantidade de alinhadores de acordo com os movimentos dentários por mim solicitados e estando pronto, divido com o paciente esse planejamento todo detalhado. Tiro as dúvidas, se assim ocorrer, aprovo o caso e solicito a produção dos aparelhos, que chegam no Brasil em mais ou menos 15 dias”, enaltece.
Onde?
Av. Orosimbo Maia, 360 – Cambuí
Tel: (19) 3273-1041
www.clinicasaphira.com.br
Haydée Móveis Odontológicos
A Haydée Móveis é considerada a maior e mais moderna empresa especializada em móveis odontológicos do País. Instalada em Hortolândia, a empresa está no mercado há quase 40 anos, garantindo qualidade. “Somos uma referência na fabricação de móveis para consultórios odontológicos, médicos, clínicas, hospitais e faculdades. Todo móvel Haydée é criteriosamente fabricado dentro das normas do Ministério e Secretarias da Saúde, resultando em segurança e tranquilidade para profissionais e pacientes”, destaca o proprietário Elgin de Oliveira Leile.
Segundo o proprietário, os projetistas da Haydée planejam e acompanham toda obra gratuitamente, visando o máximo aproveitamento do espaço disponível, preocupando-se com a funcionalidade, a ergonomia e a beleza, assim como com a parte técnica referente à água, energia elétrica, esgoto, ar, gás, etc. “Toda essa assessoria é informatizada por meio de projetos que você aprova no computador, garantindo uma perfeita instalação”, conta Elgin.
A empresa aplica soluções inovadoras que equipam e decoram todo o ambiente de trabalho. “Os móveis contam com um criterioso cuidado com a qualidade, estética e a precisão nos detalhes de acabamento em todas as etapas do processo de fabricação, asseguram linhas modernas e sintonizadas com as últimas tendências da odontologia. Pesquisas constantes em busca da perfeição e aplicação incessante de novas tecnologias de máquina e matéria prima marcam a filosofia da Haydée.
Onde?
Rua Orlando Signorelli, 301, Jardim Adelaide, Hortolândia (SP)
Tel: (19) 3242-9855
Zampieri Odontologia
Quando o assunto é inovação tecnológica que pode trazer benefícios aos pacientes, o cirurgião-dentista Marinaldo Zampieri está sempre atento e antenado com as novidades. O profissional é pioneiro na Odontologia digital. Tanto que conta com um equipamento para trazer ainda mais conforto aos seus pacientes. Trata-se do Piezzo, um ultrassom cirúrgico que permite realizar cirurgias com cortes ultrassônicos precisos e milimétricos sem usar brocas. “Com isso o paciente sente menos dor, tem menos edemas e sangramentos, além de melhor cicatrização e melhor pós-operatório”, destaca o cirurgião-dentista.
A precisão do aparelho permite ainda que se faça cortes nos tecidos duros e ossos e preserve nervos, gengivas, membranas e vasos sanguíneos. Por ser um processo mais silencioso, menos invasivo e menos doloroso acaba sendo mais tranquilo. “O dentista também se beneficia porque consegue ter muito mais precisão no procedimento”, diz.
Para se ter uma ideia da agilidade, o projeto para a colocação de próteses é todo realizado com o auxílio de um scanner associado a uma fresadora CAD CAM, que esculpe um dente em torno de 10 a 15 minutos. “O aparelho faz um escaneamento digital gerando um projeto enquanto a fresadora esculpe o dente. Tudo isso é feito virtualmente, sem moldagem, com precisão absoluta e sem necessidade de qualquer ajuste como ocorre no método convencional”, explica o especialista.
Na Odontologia estética, Zampieri atua também com facetas e lentes de contato, técnicas que ganham cada vez mais adeptos em busca de um sorriso alinhado e harmonioso.
O trabalho é personalizado e a transformação pode ser feita em duas consultas apenas. Primeiramente, é feito um projeto para a boca do paciente.
Caso o paciente faça uma cirurgia para implante, o dentista conta com a ajuda de uma tomografia e um escaneamento. “O scanner junto com uma tomografia consegue correlacionar as imagens para um planejamento cirúrgico mais adequado e realizar uma cirurgia sem abertura de retalho, provendo a correlação das imagens e assim planejando melhor a localização do futuro dente”, diz.
Especializações
Graduado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marinaldo
Zampieri é mestre em clínica odontológica, especialista em prótese e
implantodontia na mesma instituição de ensino, além de ter capacitação para
sedação consciente de pacientes ansiosos.Em seu consultório uma equipe multidisciplinar também atende aos pacientes de todas as especialidades.
Onde?
Rua Dr. Emílio Ribas, 805, sala 64, Cambuí
Tel: (19) 3397-2899
Clínica Una Odontologia
Baseada no conceito de que o paciente não é só uma boca, a Clínica Una Odontologia atende há 42 anos em Campinas pacientes de todas as idades com destacado trabalho de prevenção, que começa desde a gestação. Criada pela Dra. Maria Sílvia Moreira Velho, a Clínica Una ganhou este nome há dez anos e hoje conta com o trabalho multidisciplinar de uma fisioterapeuta e seis dentistas, entre eles a filha da fundadora, Dra. Geórgia Moreira Velho.

Mãe e filha agregaram à clínica a multidisciplinaridade e juntas primam pelo trabalho de prevenção na Odontologia. “Optamos por fazer um trabalho multidisciplinar porque é uma tendência mundial na área”, diz Geórgia, especializada em Odontopediatria, Ortodontia e Ortopedia Funcional. A Dra. Maria Sílvia hoje atua mais no trabalho de prevenção e de estética. Quando criou a clínica em 1978, ela já acumulava cinco anos de experiência profissional como dentista.

“A prevenção que nós fazemos acompanha de perto o paciente, que retorna a cada seis meses. Fazendo isso desde a infância, é possível evitar que quando adulto haja algum problema dentário”, explica Geórgia, que começa a prevenção na gestação. Ela orienta grávidas sobre os primeiros cuidados com o bebê. “A posição do aleitamento, por exemplo, influencia na arcada dentária. E após a mamada precisa haver a limpeza da boca do bebê. Nós orientamos sobre a função bilateral da amamentação”, diz a dentista.

A partir dos seis meses de idade, normalmente após o desmame, A Clínica Una Odontologia já começa a atender diretamente a criança, inclusive no desenvolvimento de bons hábitos dos cuidados com os dentes. “Isso inclui a qualidade da alimentação introduzida após o aleitamento”, esclarece.

Com os pacientes adultos, Geórgia insiste na higienização porque “a boca é porta de entrada do organismo, e cuidar da boca é uma forma de evitar doenças, inclusive cardíacas, ou evitar vírus e bactérias soltas no nosso organismo”, isso inclui orientar até sobre a mastigação. A dentista destaca que a atuação do dentista vai muito além de fazer limpeza, cuidar de uma cárie ou um canal.

“O paciente não é só uma boca. Entendemos que cuidar da boca é uma forma de cuidar da saúde geral do paciente”, diz Geórgia que resolveu seguir os passos da mãe na Odontologia porque, desde muito cedo acompanhando o trabalho dela, se encantou com a atividade manual e com esta abrangência da saúde humana a partir da odontologia.
Onde?
Rua Sacramento, 914. Guanabara. Campinas-SP.
Tel: (19) 99259-7314 / 3234-2022 / 3234-8156
E-mail: contato@unaodontologia.com.br
Funcionamento: De segunda a sexta das 8h30 às 19h e aos sábados das 8h30 às 13h.
www.unaodontologia.com.br

Escrito por:

Da Agência Anhanguera