Publicado 15/09/2020 - 07h40 - Atualizado 15/09/2020 - 10h40

Por Gilson Rei/AAN

O termômetro do Taquaral marcava 34 graus na tarde de hoje, 14

Leandro Ferreira/ANN

O termômetro do Taquaral marcava 34 graus na tarde de hoje, 14

Campinas está em estado de alerta por causa da baixa umidade relativa do ar, calor acima da média e elevação nas temperaturas neste final de Inverno. Nesta segunda-feira (14), o município atingiu o índice de 18,9%, às 11h40, segundo dados da Estação Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro) do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). O clima seco provocado pela estiagem já provocou, na tarde de sábado passado, uma umidade relativa do ar de 12,4% à 15h40, muito próxima ao estado de Emergência, quando é emitido abaixo dos 12%. Com esses índices, o Departamento de Defesa Civil de Campinas anunciou estado de Alerta na cidade, que é emitido quando a umidade relativa do ar fica entre 12% e 20%. Além da baixa umidade, a Defesa Civil mostrou que a temperatura também está em elevação em Campinas. Ontem, foram registrados 34,2 graus centígrados na cidade, às 13h07.
Vale lembrar que Campinas bateu recorde de calor no ano no sábado passado, às 15h, quando os termômetros do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) registraram a marca de 35,6°C, a temperatura mais alta do ano. Na última quinta-feira, a cidade teve 35°C e, na sexta chegou a 34,9°C. Antes disso, a temperatura mais alta havia sido registrada em 17 de janeiro, quando fez 34,7°C.
A Defesa Civil informou que o Sol forte aumenta o risco de insolação e que é preciso aumentar os cuidados. Por isto, a Defesa Civil recomendou as pessoas a protegerem-se do Sol e não realizarem exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h. Pedem também para evitar aglomerações em ambientes fechados e usar soro fisiológico para olhos e narinas. É necessário também reforçar a hidratação do corpo, com ingestão constante de água e líquidos leves, como sucos de frutas.
Mais informações sobre a umidade relativa do ar e demais alertas emitidos pela Defesa Civil pelo site https://resiliente.campinas.sp.gov.br/

Escrito por:

Gilson Rei/AAN