Publicado 15/09/2020 - 07h10 - Atualizado 15/09/2020 - 10h22

Por Maria Teresa Costa


XEQUE MATE
PSDB vai apoiar Zimbaldi
Depois de semanas de indefinições, o PSDB de Campinas decidiu fechar apoio à candidatura a prefeito do deputado estadual Rafa Zimbaldi (PL) e vai referendar a posição na convenção do partido nessa quarta-feira. A confirmação ocorreu após encontro da executiva do partido que, majoritariamente, optou pelo apoio a Zimbaldi, em detrimento da chapa apoiada pelo governo Jonas, formada pelos ex-secretários Dario Saadi (Repub)/Wanderlei Almeida (PSB).
Oito anos juntos
O apoio a Zimbaldi rompe uma aliança com o PSB que vem desde as eleições de 2012, quando o PSDB foi vice na chapa encabeçada por Jonas e que teve Henrique Magalhães Teixeira, hoje no PV, como vice. Circulou ontem que a esposa do deputado Carlos Sampaio, Anna Beatriz Sampaio, a Anna Be, deverá a vice de Zimbaldi, mas a coluna não conseguiu confirmar.
PTB
O partido homologou, nessa segunda-feira, em convenção, a candidatura de Delegada Terezinha a prefeita de Campinas. O PTB deixou a candidatura a vice em aberto, e tem prazo até o dia 26, quando termina o prazo para pedido de registro na Justiça Eleitoral de chapas que concorrerão às eleições, para definir um nome.
PDT
O PDT oficializou a candidatura ex-prefeito Helio de Oliveira Santos a prefeito de Campinas nas eleições deste ano, mesmo com a possibilidade de não poder concorrer porque teve suas contas de 2016 rejeitadas pela Câmara, o que o torna inelegível até 2026.
À espera do vice
PSD oficializará em convenção, hoje, Artur Orsi candidato a prefeito de Campinas. O nome do vice ficará em aberto, à espera da possibilidade de uma coligação que ainda está sendo negociada. A chapa de vereadores, disse Orsi, será quase completa – cada partido pode concorrer com até 50 nomes.
Morador de rua
O Patriota de Campinas faz convenção hoje pra oficializar o empresário Wilson Matos candidato a prefeito e Márcia Padovani, você. No final de semana, Matos dormiu e comeu nas ruas para, segundo ele, entender todos os problemas que cercam os moradores de rua.
Experiência
O candidato disse que, em outros países já dormiu em rodoviária, borracharia, aeroporto. “Já passei por isso e para mim não é problema nenhum me juntar a eles aqui em Campinas para sentir na pele as dificuldades que eles passam. Só assim vou saber como ajudá-los," disse Wilson.
Sem candidatos
A Rede Sustentabilidade não terá candidatos a cadeiras na Câmara Municipal de Campinas nas eleições de novembro. A jornalista Valeria Monteiro, candidata a vice de André Von Zuben (Cidadania) disse que houve pouco tempo para trabalhar especialmente em candidaturas femininas e as candidaturas masculinas acabaram sendo inviabilizadas pela ausência de mulheres dispostas a se candidatarem.
Chapa
Os vereadores Décio Marmirroli (PDT) e Warlei de Faria, o Fininho (PV) serão candidatos a prefeito e vice-prefeito em Sumaré. A chapa foi homologada no sábado, em convenção. Cada partido concorrerá com 32 vereadores a cadeiras na Câmara.
PP faz nova convenção
O Progressista de Campinas terá que fazer nova convenção amanhã, após a Justiça, por decisão liminar, reconduzir duas filiadas do partido à executiva municipal. Elas integravam a direção quando o partido estava sob o comando do vereador Tenente Santini e teriam sido impedidas de participar da reunião que definiu apoio à candidatura de Rafa Zimbaldi (PL). A direção do PP de Campinas mudou há duas semanas. Com a saída de Santini, Márcio Chaib, ligado a Zimbaldi, assumiu o comando. A determinação de nova convenção é do juiz eleitoral Fabio Varlese Hillal.

Escrito por:

Maria Teresa Costa