Publicado 15/09/2020 - 08h36 - Atualizado 15/09/2020 - 11h35

Por Maria Teresa Costa


Cedoc / RAC

Quatro integrantes do PSDB no primeiro escalão deixaram o governo do prefeito Jonas Donizette, após o partido fechar apoio à candidatura do deputado estadual Rafa Zimbaldi (PL) a prefeito de Campinas. Na tarde de segunda-feira, a executiva municipal decidiu por unanimidade apoio a Rafa, que terá, como vice na chapa, a mulher do deputado federal Carlos Sampaio, Anna Beatriz Sampaio, a Anna Be.
Deixaram o governo os secretários de Segurança, Luiz Augusto Baggio, de Esportes, José Abrahão Jr., de Gestão e Controle, Celso Sampaio, e o presidente da Ceasa, Wander de Oliveira Villalba. Em portaria publicada hoje no Diário Oficial, Jonas exonerou os secretários e mais 14 comissionados.
Também em portaria no DO, o prefeito nomeou o diretor da Secretaria de Esportes, Fernando Vanin para responder cumulativamente e interinamente pela secretaria. Maria Izilda Stoque, que ocupava o cargo de Gestor e Suporte assume interinamente a Secretaria de Gestão e Controle e Christiano Biggi vai acumular o cargo de secretário de Segurança. O novo presidente da Ceasa será anunciado ainda hoje.
O prefeito disse que respeita a decisão do PSDB de Campinas e agradece por esse tempo em que o partido foi parceiro na administração da cidade. Jonas informou que recebeu mensagens emocionadas e de gratidão de membros do partido que ocuparam cargos no seu governo. “São pessoas que levam minha amizade e gratidão e bola pra frente”, afirmou.
O apoio do partido a Zimbaldi, que será homologado amanhã em convenção do diretório municipal, rompe uma aliança com o prefeito Jonas Donizette que vem desde as eleições de 2012, quando o partido elegeu Henrique Magalhães Teixeira, hoje no PV, vice-prefeito.
Em nota divulgada na manhã de hoje, o presidente local do partido, vereador Jorge da Farmácia, informou que o apoio a Rafa Zimbaldi foi decisão partidária embasada “não apenas na visão social do Rafa, voltada para aqueles que mais precisam, mas também no seu compromisso em promover, ao lado de importantes quadros da cidade, uma gestão moderna, eficiente e inovadora. Nessa linha, o PSDB vem para, de fato, somar, participar do Plano de Governo e ajudar na construção do futuro de Campinas”.

Escrito por:

Maria Teresa Costa