Publicado 06/09/2020 - 09h00 - Atualizado 06/09/2020 - 12h49

Por Luís Cesar de Souza Pinto

A picape mudou completamente a frente e está mais parecida com outros modelos da marca, como a Pajero

Divulgação

A picape mudou completamente a frente e está mais parecida com outros modelos da marca, como a Pajero

O mercado de picapes tem se destacado pela oferta de modelos cada vez mais avançados e tecnológicos. A nova Mitsubishi L200 Triton, que acaba de ser lançada no Brasil, segue nessa direção. Apresentada na Ásia no ano passado, ganhou por aqui um sobrenome adicional - Sport -, e será vendida em três versões, com preços que começam em R$ 188.990.
A nova Triton traz o novo padrão visual da Mitsubishi, denominado ‘Advanced Dynamic Shield’, conceito que já está presente em modelos da marca japonesa como o Pajero Sport e Eclipse Cross.
Com proporcionada aparência mais robusta, esportiva e funcional, a picape exibe na dianteira grade na cor alumínio, acompanhando as molduras do para-choque em cromado no formato de bumerangue. O capô ficou mais alto e tem vincos pronunciados e os faróis ficaram mais afilados e são mais eficientes.
As linhas laterais garantem um melhor desempenho aerodinâmico, de acordo com o fabricante. Nas versões mais caras, os retrovisores têm rebatimento elétrico com luz de seta, capa cromada e desembaçador. As maçanetas são cromadas e há estribos laterais para facilitar o acesso.
As lanternas traseiras foram totalmente redesenhadas e o brake light foi integrado na tampa, uma solução inteligente para melhorar a visibilidade mesmo se a carga transportada for alta.
A tecnologia é um dos pontos altos da nova Triton. O sistema de entretenimento colocado no painel central é da marca JBL, referência em qualidade de som e conectividade. Com tela sensível ao toque de sete polegadas, o multimídia pode ser totalmente integrado a celulares por meio das tecnologias Apple CarPlay e Android Auto. Além de ligações por comando de voz, o motorista também pode espelhar uma série de aplicativos como Waze, Google Maps, Spotify, entre outros.
Câmbio passa a ter seis marchas
Na parte mecânica, o principal destaque é a nova transmissão de seis marchas, uma a mais do que a geração anterior, calibrada para otimizar a força e potência do motor, com relações mais curtas nas cinco primeiras marchas, e um overdrive na sexta. O motor, em alumínio, é um 2.4 turbodiesel de 190 cavalos e 43,9 kgfm.
A tração é sempre 4x4, com um seletor para reduzida. Um novo modo fora de estrada permite selecionar o terreno a ser enfrentado, com as opções de Areia, Pedra, Cascalho e Lama/Neve.
A nova Triton Sport inaugura ainda uma série de tecnologias de segurança ativa. Destaque para o FCM (Sistema de Frenagem Autônoma) que monitora a velocidade da picape e, por meio de sensores e câmeras, identifica se há um obstáculo à frente. Identificada essa situação e caso não ocorra nenhuma reação do motorista, os freios são acionados automaticamente, mitigando os impactos de uma eventual colisão.
Outra tecnologia interessante é o Sistema de Alerta de Tráfego Traseiro (RCTA) que, imediatamente após o motorista engatar a marcha a ré, inicia uma varredura de possíveis objetos ou qualquer outro obstáculo que se encontra atrás da picape. Para isso, o sistema se utiliza de sensores colocados nas extremidades do para-choque traseiro. Caso algum veículo comece a se aproximar da picape um sinal sonoro e visual será emitido no interior do modelo.
Versões e preços:
A nova L200 Triton Sport 2021 chega em três versões: a de entrada GLS parte de R$ 188.990; a intermediária GLE tem preço sugerido a partir de R$ 212.990; já a de topo de linha HPS parte de R$ 232.990.

Escrito por:

Luís Cesar de Souza Pinto