Publicado 17/10/2020 - 11h22 - Atualizado 17/10/2020 - 11h22

Por Francisco Lima Neto

Não está definido quando e nem em que lugar do Convivência, que está em obras, será construída a calçada

Matheus Pereira/AAN

Não está definido quando e nem em que lugar do Convivência, que está em obras, será construída a calçada

Campinas pode ter a partir de agora um espaço dedicado a homenagear seus cidadãos mais ilustres. Uma lei sancionada na quinta-feira pelo prefeito Jonas Donizette (PSB), e publicada no Diário Oficial do Município (DOM) ontem, cria na cidade a "Calçada da Fama" — uma versão local da famosa Hollywood Boulevard, em Los Angeles, inaugurada em 1960 e onde ficam gravados os nomes de grandes personalidades do mundo do entretenimento.
A Lei nº 16.000 dispõe sobre a criação do Programa Artístico, Cultural e Esportivo Calçada da Fama, no Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes. De acordo com o que consta na nova lei, o objetivo é homenagear personalidades e celebridades do meio artístico, cultural e esportivo; enaltecer a arte, a cultura e o esporte do Município, além de fomentar o turismo.
O segundo artigo da lei autoriza que a Calçada da Fama seja implementada no Centro de Convivência, além de determinar que os homenageados deixem suas marcas registradas, sendo os pés ou mãos.
A lei aprovada é de autoria dos vereadores Fernando Mendes (Republicanos) e Alberto Alves da Fonseca, o professor Alberto (PL). Na justificativa, eles apontam que o Centro de Convivência foi escolhido porque tem um espaço multiuso, que possibilita a realização de espetáculos de teatro, dança, palestras, simpósios, conferências, exposições artísticas e das demais áreas do conhecimento.
A Prefeitura informou que a lei é autorizativa e que ainda não tem nada concreto sobre a instalação do espaço no Centro de Convivência, que está em reforma, inclusive. O Correio entrou em contato com os dois vereadores autores da lei, mas não recebeu retorno.
Homenageando pessoas notáveis do cinema, da televisão, do rádio, do teatro ou de apresentações ao vivo e de música desde 1960, a famosa calçada ocupa os dois lados do Hollywood Boulevard, de Gower a La Brea, e os dois lados da Vine Street, de Yucca a Sunset.
As famosas estrelas de mosaico e metal — com custo individual de instalação e manutenção — são apresentadas em cerimônias públicas gratuitas, que geralmente contam com a presença dos homenageados e de sua comitiva. Apenas uma brasileira tem seu nome na Calçada da Fama: Carmen Miranda. Apesar de ter nascido em Portugal, a atriz se naturalizou no País. Ela fez parte da primeira turma de homenageados e teve sua estrela revelada na inauguração do local, em fevereiro de 1960.

Escrito por:

Francisco Lima Neto