Publicado 17/10/2020 - 12h12 - Atualizado 17/10/2020 - 12h12

Por Henrique Hein

1,8 mil profissionais vão atuar hoje no mutirão da Saúde nas unidades

Matheus Pereira/AAN

1,8 mil profissionais vão atuar hoje no mutirão da Saúde nas unidades

Campinas realiza hoje o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação em crianças e adolescentes. Todos os Centros de Saúde da cidade ficarão abertos das 8h às 17h, além de postos extras com horários especiais. “É um dia em que chamamos a atenção da população para que papais e mamães levem seus filhos aos Centros de Saúde e atualizem as cadernetas de vacinação”, disse o prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB).
Segundo o secretário de Saúde, Carmino de Souza, cerca de 1,8 mil profissionais foram mobilizados para atuar neste Dia D. A meta da Pasta é vacinar 95% do público-alvo. “Estamos com toda a nossa rede mobilizada e mais alguns postos vinculados. Temos um alvo, mas se vacinarmos 60 mil crianças já estamos muito satisfeitos”, afirmou. Campanha espera imunizar até o final 73.942 crianças e adolescentes.
A campanha começou no dia 5 de outubro e segue até o próximo dia 30. Ela tem como objetivos reduzir o risco de reintrodução da poliomielite no País; facilitar o acesso às vacinas; atualizar a situação vacinal; aumentar as coberturas vacinais; e diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis.
A vacina contra a pólio é para crianças de 0 a 4 anos. São 58.803 crianças de 1 a 4 anos que recebem a gotinha e 15.139 crianças que recebem a dose injetável. A maior parte da população infantil de Campinas está nas regiões Noroeste, Sudeste e parte da Sul. Já a multivacinação quer atualizar as carteiras vacinais de crianças e adolescentes menores de 15 anos. O objetivo é atingir a meta de cada vacina recomendada para esta faixa etária. Entre as vacinas estão tríplice viral, tríplice não viral e pentavalente. Desde o dia 5 de outubro até o último dia 15, foram aplicadas 4.678 doses contra a Poliomielite, segundo a Prefeitura. Com relação à Multivacinação, 3.421 crianças e adolescentes receberam vacina no mesmo período. Trata-se de um índice ainda muito abaixo do ideal.

Escrito por:

Henrique Hein