Publicado 25/10/2020 - 19h40 - Atualizado 25/10/2020 - 19h53

Por Francisco Lima Neto/AAN


Divulgação

Cunha é uma cidadezinha com cerca de 23 mil habitantes, localizada na Serra do Mar, entre o Vale do Paraíba e Paraty. Cercada pelas montanhas da Serra do Mar e da Bocaina, também é chamada de Mar de Morros. Tudo em Cunha é encantamento, desde suas paisagens de tirar o fôlego, passando pela gastronomia, charmosas pousadas, ateliês e a natureza.
O município há muito tempo é reconhecido pelo talento de seus artesãos e qualidade de suas cerâmicas, e nos últimos anos tem se destacado também pelos seus campos de lavanda.
Cunha é um dos 12 municípios considerados estâncias climáticas pelo Estado de São Paulo. Só recebe esse reconhecimento as cidades que apresentam características turísticas e determinados requisitos como: condições de lazer, recreação, recursos naturais e culturais específicos, o que permite o recebimento de verbas para incentivo ao turismo.
É fácil se apaixonar por Cunha, a área urbana é charmosa, com um clima típico de interior. Para todo lugar que se olha o visitante é arrebatado por vistas impressionantes e pela natureza exuberante, típica da Mata Atlântica. As cachoeiras - que estão por toda parte - são um capítulo à parte. Todos esses atrativos fazem da cidade um destino perfeito para quem quer passar momentos românticos a dois e para quem quer curtir com a famílias e amigos.
O jornalista viajou a convite da CunhaTur, com apoio da Travel for Life e JAC Motors do Brasil.
ONDE COMER
d'O Gnomo Restaurante e Petiscos
Opções para quem quer se deliciar e conhecer um pouco da culinária local é o que não falta. Uma das paradas obrigatórias é o d'O Gnomo Restaurante e Petiscos, que existe há 10 anos e fica em um espaço imerso em meio à natureza, com mesas cobertas e ao ar livre, embaixo de árvores frutíferas como pessegueiros, amoreiras, laranjeiras, entre outras. O cardápio é assinado pelo chef e proprietário Caio Penteado, que aposta no conceito slow food (movimento que promove maior apreciação da comida). Ele apresenta um menu inovador, utiliza apenas produtos regionais e destaca sempre os produtores parceiros. As criações dão ênfase para a truta, cordeiro, shiitake e pinhão.
O chef Caio define o estilo do restaurante como Cozinha Regional Afetiva e se destaca pela interação com os clientes enquanto cozinha ou coordena o preparo dos pratos e pelas trocas de receitas e segredos da cozinha. Seus pratos são surpreendentes e traduzem o amor que ele sente pelo ofício. Vale destaque para a Truta à moda do Gnomo, Virado de Cordeiro à Gnomo, Pernil de Porco à Daniela e o Mousse de Cambuci.
O restaurante fica na Estrada do Ribeirão, nº 2.300, bairro Ribeirão. Abre de quinta a domingo, das 12h30 às 18h, de preferência com reserva. Telefones (12) 99734-8869 e 99759-0532. Site https://ognomorestaurante.com.br/
Veríssima Bistrô
O Veríssima Bistrô é um restaurante charmoso e aconchegante. Tem uma atmosfera romântica e acolhedora, sendo uma ótima opção para bons momentos a dois ou pequenos grupos. O cardápio opta por produtos orgânicos de produtores locais, é sazonal e muda constantemente, privilegiando os ingredientes da estação. Destaque para o Espaguete Poético, que leva lascas de salmão defumado e alho-poró com molho branco, e Portafoglio de mignon com queijo brie. O restaurante fica na Rua Manoel Prudente de Toledo, nº 584 e abre no almoço e jantar. Telefone (12) 99634-7919. O Perfil no instagram é @verissimabistro.
O Olival
O O Olival já encanta pelo cenário. O restaurante fica em meio a uma plantação de oliveiras, no Sitio São Jorge em uma área de 4,2 alqueires, rodeado pela Mata Atlântica preservada. O local surgiu de uma inquietação dos proprietários, que buscam saber o motivo de não ser comum o cultivo de oliveiras e produção de azeites no País. Depois de muitas pesquisas descobriram que Cunha reunia as características necessárias para o cultivo. Em 2013, os proprietários iniciaram o cultivo com quatro variedades específicas para a produção de azeites, que hoje somam 1.300 pés. O pomar está na fase inicial de produção e ainda não atingiu volume comercial de azeite, dado que as oliveiras levam cerca de 25 anos para plena produção e são necessários cerca de 10 kg de azeitonas para produção de apenas 1 litro de azeite.
Uma curiosidade é que as oliveiras passam os dias se desenvolvendo ao som de música clássica. As ondas sonoras são um tipo de vibração mecânica que carrega energia. De acordo com os proprietários, a música organizada pode entrar em ressonância com frequências de oscilação natural das folhas, afetando o estado energético das clorofilas, aumentando a fotossíntese.
O O Olival abre no almoço, das 12h às 16h, e no jantar sob reserva. Também é possível agendar uma visita guiada ao campo com análise sensorial de azeites, visita guiada e degustação de um azeite extravirgem, e passeio livre pela propriedade.
O restaurante tem um menu simples e compacto, que privilegia ingredientes frescos da plantação própria ou de pequenos produtores da região. O cardápio é alterado de acordo com os produtos disponíveis. Destaque para o Spaguetti de abobrinha ao molho mediterrâneo. A sobremesa inusitada e surpreendente é o mousse de chocolate com azeite. Para arrematar, o visitante não pode ir embora sem experimentar o café passado no coador de pano, e feito não com água normal e sim com chá das folhas das oliveiras.
O endereço do O Olival é Rodovia 171 - Cunha x Paraty, km 58,3, Bairro Aparição. Telefone (11) 99628-1302, site https://www.oolival.com.br/
Cervejaria Reale e Restaurante Il Pumo
A Cervejaria Reale tem uma infinidade de cervejas artesanais com vários estilos diferentes e sempre uma sazonal. O ambiente tem um clima leve e descontraído. A cervejaria tem ainda um menu com petiscos e pratos principais. O destaque fica para as linguiças artesanais, como a de cordeiro e suína aromatizada com hortelã. Funciona de quarta a segunda. Telefone (12) 99740-8042, @cervejaria_reale.
O restaurante Il Pumo é dedicado à gastronomia italiana, já que o proprietário, o chef Vito Consoli, é da região de Puglia, no sul da Itália, e mantém em Cunha a Laticínios Fior de d'italia. O destaque vai para a burrata tradicional preparada ao vivo, na mesa, pelo chef Vito, e também para o Tricolore, spaguetti com bacon refogado no azeite com cebola, alho, tomate, manjericão, pimenta do reino, finalizado com mozzarella italiana e parmesão ralado. Funciona todos os dias. Telefone (12) 99674-1491, @_ilpumo.
Tanto a Cervejaria Reale quanto o Il Pumo ficam no Armazém do Vô Léo, um charmoso casarão do século 17, na Praça João Olímpio, nº 9.
La Taverne Bistrô
Outra opção para comer bem e apreciar uma bela vista é o La Taverne Bistrô, que tem cozinha contemporânea, especializada em massas frescas, cogumelos e pescados. O ambiente é rústico e acolhedor. Fica na Estrada Para a Pedra da Macela, 500m, Fazenda Coração da Terra, Bairro Mato Limpo, telefones (12) 3111-5539 e 99763-8554, site https://www.hubt.com.br/latavernebistro/.
Café e Arte Empório
O Café e Arte Empório é perfeito para uma pausa ao longo do dia, para recuperar o fôlego e recarregar as energias com diversos tipos de cafés, salgados e docinhos. O ambiente é acolhedor e a música sempre boa. Ele fica na Rua Comendador João Vaz, nº 16, Centro. Telefone (12) 3110-2521, @cafeartecunhasp.
Café Capril
O Café Capril é especializado em produtos feitos com leite de cabra. O estabelecimento tem uma produção diária de cerca de 30 litros de leite, e além de utilizá-lo em todos os produtos, ainda fornece para alguns empórios e restaurantes. Os visitantes ainda podem conhecer e interagir com as cabras De acordo com a proprietária, Anna Paula Klinkerfuss, todos os bolos, sorvetes, café com leite, capuccino e demais produtos levam o leite de cabra, nenhum outro tipo de leite é utilizado. Vários tipos de queijos são produzidos e vendidos no local, como o feta, frescal, boursin, moleson e meia cura. O Café Capril fica em uma área de oito alqueires, às margens da Rodovia Paulo Virginio, km 41,5. Telefone (12) 99716-1920, @cafecapril.
O QUE FAZER
Um ótimo lugar para se conhecer é o Canto das Cachoeiras. Um ecoparque om quedas d'água, trilhas acessíveis, mirantes, redário e lanchonete. É um lugar para ir com calma, contemplar a natureza, queda d'água e o ar puro. Além disso, o estabelecimento tem um agradável bistrô, com mesas em cima de um deque, que permite almoçar, contemplando a vista da natureza, ao som dos pássaros. O menu é enxuto e muito bem preparado. Destaque para a Burrata Caprese, a Truta Espalmada, com purê de inhame, legumes salteados e cuscuz de pinhão. O brownie servido com sorvete belga é inesquecível. Também há opções de lanches e chopp artesanal. Fica na Estrada Municipal do Paraibuna, Km 2,5 - Portão. Funciona de quinta a segunda, das 9h às 17h. Telefone (11) 98959-7008, site https://cantodascachoeiras.com.br/.
Também é interessante fazer um city tour pelo Centro para conhecer a área urbana e visitar a Igreja do Rosário, construída no final do século 18. Está fechada para restauro, mas vale a pena conhecer. Outra parada obrigatória é na Igreja Matriz, que também data do século 18.
Para os mais aventureiros, uma opção de passeio é a caminhada até a Pedra da Macela, montanha que fica a 1.840 exatamente na divisa dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. De lá de cima a vista é de Paraty, Angra dos Reis e Ilha Grande, mas só vale a pena subir com o tempo bem limpo, senão, a única vista será das nuvens.
Se você não quiser fazer tanto esforço, outras ótimas opções de passeio são as cachoeiras do Desterro e do Pimenta, algumas partes das trilhas são íngremes e com pedregulhos, mas a experiência e imersão na natureza valem a pena.
Cerâmica Cassinha
Para conhecer um pouco das cerâmicas que fizeram a fama de Cunha, os visitantes devem ir ao Ateliê de Cerâmica Cassinha. A artesã Erica Cassinha mantém lado a lado uma loja com todas as suas produções e o ateliê onde as peças são feitas. Além do encantamento com as peças únicas à venda, o visitante ainda pode ter a experiência de participar de uma oficina de cerâmica, onde aprende e coloca a mão na massa, ou melhor na argila, para criar as próprias peças. O endereço é Avenida Alameda Francisco da Cunha Menezes, nº 815, bairro do Falcão telefones (12) 99723-5460 e 3111-2717.
Ateliê Lápis-Lazúli
Um ponto que deixa as pessoas de bom gosto de boca aberta é o Ateliê Lápis-Lazúli. A principal matéria-prima utilizada para a confecção das joias é a prata teor 950 e as pedras brasileiras naturais. As peças de folhas e flores naturais revestidas em ouro são primorosas. O ateliê fica na Rua Jerônimo Mariano Leite, nº 462, Vila Rica. Telefone (12) 99704-5221, @atelielapislazuli.joias.
Um dos pontos altos de estar em Cunha é visitar o Contemplário, que tem plantações de lavanda, alecrim, capim limão e outras plantas aromáticas. Como se isso não bastasse, o Contemplário ainda tem uma vista incrível para as colinas. Está aberto ao público desde 2015, totalmente gratuito. O visitante além de passear pelos campos de lavanda, também pode fazer piquenique e uma das mesas espalhadas pela propriedade. O Contemplário ainda destila lavanda e outras plantas aromáticas, e com os óleos produz sabonetes, aromatizadores, velas e outros produtos disponíveis na charmosa loja junto com artesanato e alimentos gourmet da região de Cunha.
O Contemplário tem ainda um único chalé, exclusivo, construído em madeira e vidro, pensado para os casais, com vista panorâmica das plantações e paisagem ao redor. Além da cama king-size, o chalé é equipado com uma pequena cozinha possibilitando o preparo de pequenas refeições sem precisar sair do quarto. Os hóspedes também podem desfrutar do ofurô aquecido embutido no chão do chalé, de onde podem apreciar o pôr-do-sol enquanto tomam um vinho ou uma saborosa cerveja artesanal. O café-da-manhã, que está incluso na diária, é servido no aconchegante terraço nos dias mais quentes, e servido dentro do chalé nos dias mais frios. O Contemplário fica na Rodovia Vice Pref Salvador Pacetti, KM 61,5, abre de quinta a segunda, das 10h às 18h. Telefones (12) 98107-7614 e 99702-4231, site contemplario.com.br.
ONDE FICAR
Pousada Cheiro da Terra
Um dos melhores lugares para se hospedar em Cunha é a Pousada Cheiro da Terra, que funciona há 17 anos, em uma área verde de 20.000 m2, com 20 chalés, sendo três com hidromassagem. A pousada tem piscina e localização privilegiada, com fácil acesso a todos os pontos turísticos da cidade. Os chalés medem entre 25 e 120 m2, estão equipados com TV LCD 32", frigobar, ventilador, cama queen-size com colchão de molas ensacadas, roupas de cama e banho brancas e de boa qualidade, cobertor, edredon, dois tipos de travesseiros, banheiro com ducha a gás, ducha higiênica e secador de cabelos. (Alguns chalés com lareira e banheira de hidromassagem para duas pessoas), as acomodações contam com varanda e rede, outras com terraço e rede. A pousada é cheia de árvores frutíferas, flores e tem vista privilegiada para a montanha. Um dos chalés comporta até oito pessoas, tem três suítes e sala de estar com TV de 46".
O proprietário, Marivaldo Rodrigues, acompanha tudo de perto e faz questão de buscar a excelência nos serviços prestados. Um diferencial é o ateliê de cerâmica da pousada, com forno de alta temperatura, que produz e vende peças artísticas. Além disso, está aberto para a prática da arte-terapia em cerâmica. A proposta é possibilitar aos hóspedes, a vivência em um ambiente inspirador e agradável, com momentos descontraídos. A pousada fica na Avenida Alameda Francisco da Cunha, nº 1.245, bairro do Falcão, telefone (12) 3111-2822, site https://www.pousadacheirodaterra.com.br.
Pousada Vila Rica
A Pousada Vila Rica fica a 500 metros da Igreja Matriz e a 300 metros da rodoviária. Os apartamentos, assim como os chalés, têm entrada independente, banheiro privativo, tv, ventilador e frigobar. O endereço é Rua José Arantes Filho, nº 87, Vila Rica, telefones (12) 3111-2612 e 99723-9960, site www.pousadavilarica.com.br.
Pousada Vista Verde
A Pousada Vista Verde funciona há 16 anos em uma área de 12.000 m2, com total integração com a natureza. A pousada dispõe de 16 apartamentos e 04 chalés amplos a maioria com vista panorâmica. Endereço: Avenida Alameda Francisco da Cunha Menezes, nº 1.399. Telefones: (12) 3111-1244, 99718-6443, site pousadavistaverde.com.br.
Latitude Lodge
Em localização privilegiada, próximo da cidade, Latitude Lodge foi implantado em zona rural, onde prevalecem o silêncio e a natureza. Com arquitetura moderna de Ricardo Laterza, oferece novo conceito de hospedagem: Lodges independentes e equipados aliam charme, conforto e tecnologia. Blocos se projetam das encostas na paisagem ondulante dos arredores de Cunha. As fachadas em tons avermelhados colorem o verde do entorno. Endereço: Rua Doutor Paulo Jarbas, S/N, site www.latitudelodge.com.br.
JAC T80 é a nova referência no mercado de SUV's de 7 lugares
O JAC T80, como legítimo topo de gama, irá seguramente elevar o status da JAC Motors na percepção de luxo, requinte, desempenho e sofisticação. Mais do que quebrar paradigmas, no entanto, a missão do JAC T80 é importante: ele provará ao consumidor que, sim, é possível adquirir um SUV de 7 lugares por menos de R$ 140 mil com absolutamente todos os recursos tecnológicos disponíveis em modelos bem mais caros.
De início, o SUV da JAC oferece medidas generosas – 4,79 metros de comprimento –, visual moderno e imponente, desenvolvido no Centro de Design da JAC Motors, em Turim, Itália. Por dentro, além de oferecer verdadeiramente sete lugares, tendo sido concebido já na fase do desenvolvimento com essa capacidade, o JAC T80 prima pela sofisticação. O acabamento é refinado e a lista de equipamentos premia o cliente com o pacote mais generoso do mercado brasileiro. E tudo isso por um preço extremamente competitivo para a realidade do nosso mercado: ele parte de R$ 139.990.
O modelo contém: painel Digital Active Info Display, com tela de 12,3 polegadas em LCD e três opções temáticas; tela multimídia de 10 polegadas no console, com conectividade que inclui espelhamento com Android e iOS; seis air bags (frontais, laterais e tipo “cortina”); direção elétrica progressiva com 3 modos de ajuste (leve, normal e pesada); freio de estacionamento elétrico; ar-condicionado digital Dual Zone; rodas de liga aro 18; bancos dianteiros com ajustes elétricos, sendo o do motorista com memorização, resfriamento, aquecimento e massageador.
Configurado para atender aos anseios de uma família de até sete pessoas, o novo integrante da família JAC Motors possui porta-malas de 620 litros de capacidade, que ainda permite expansão com o rebatimento das duas fileiras de bancos e que pode chegar à capacidade de 1.550 litros. Conforto e comodidade são pontos altos do carro.

Escrito por:

Francisco Lima Neto/AAN