Publicado 20/11/2020 - 11h16 - Atualizado 20/11/2020 - 18h05

Por Luís Cesar de Souza Pinto


Destinada a encarar o batente, a versão cabine simples da nova Fiat Strada contou com menos holofotes do que sua irmã de cabine dupla, no lançamento da nova família da picape,há pouco mais de três meses. Mesmo assim, a cabine simples (agora rebatizada de Plus) representa uma parte expressiva das vendas da linha Strada. Recentemente, avaliamos essa versão, batizada de Endurance, e relatamos a seguir nossas impressões.
A cabine Plus representa o meio do caminho entre a antiga versão estendida e a cabine simples. Ela é mais espaçosa e maior capacidade de carga que a antiga cabine simples e permite colocar até 151 litros atrás dos bancos. A posição de dirigir é elevada e o banco do motorista tem, como opcional, a regulagem de altura; a regulagem da coluna de direção é de série.
Os bancos são confortáveis (item essencial para garantir a comodidade de quem passa horas a fio dentro da picape) e, mesmo sendo uma versão de entrada, a Strada Endurance têm bom acabamento, assim como o interior. Por fim, todos os estão na área de visão do motorista e são de fácil acesso. vem de série com direção hidráulica e ar-condicionado, vidros e travas elétricas, sistema de som (ou multimídia, como no carro testado).
Interior da nova Fiat Strada
Assim como as outras versões a Strada Endurance passou por uma mudança radical no visual e ficou mais robusta. Ela pode ser identificada pela faixa na lateral que exibe o nome, pelos para-choques sem pintura e rodas de ferro de 15 polegadas. A caçamba já vem com o protetor e a capota marítima é opcional.
A caçamba, por sinal, agora tem capacidade para 720 quilos (ante os 705 kg da cabine simples anterior) e volume de 1.354 litros (versus 1.220 litros) e traz diversos pontos para amarração de carga. A tampa traseira agora tem uma mola para diminuir o esforço para abertura e fechamento - a trava elétrica é um opcional. Em termos de dimensões, são 1,71 m de comprimento, 1,36 m de largura (1,05 m entre as caixas de rodas) e 60 cm de altura.
Motor 1.4 dá conta do recado
Renovada no visual, a Strada Endurece traz o conhecido motor 1.4 Fire, com 88 cv e 12,5 kgfm de torque, conectado câmbio manual de cinco marchas. Esse conjunto mecânico garante um desempenho satisfatório da Endurance, especialmente na cidade. Na estrada, cai o desempenho do 1.4 Fire, com retomadas obtidas em marcas acima de 12 segundos. Quanto ao consumo, uma das principais preocupações de quem compra a picape, registramos médias de 8,2 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada (com etanol).
FICHA TÉCNICA: Fiat Strada Endurance
MOTOR: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 8 válvulas, 1.368 cm3, comando simples com variador de fase, flex
POTÊNCIA/TORQUE: 85/88 cv a 5.750 rpm; 12,4/12,5 kgfm a 3.500 rpm
TRANSMISSÃO: câmbio manual de 5 marchas, tração dianteira
SUSPENSÃO: independente McPherson na dianteira, eixo rígido com mola semi-elíptica na traseira
RODAS E PNEUS: aço aro 15" com pneus 195/65 R15
FREIOS: discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, com ABS
PESO: 1.078 kg em ordem de marcha
DIMENSÕES: comprimento 4.474 mm, largura 1.732 mm, altura 1.608 mm, entre-eixos 2.737 mm
CAPACIDADES: tanque 55 litros; caçamba 1.354 litros; carga útil 720 kg
PREÇO: a partir de R$ 63.590

Escrito por:

Luís Cesar de Souza Pinto