Publicado 13/12/2020 - 14h05 - Atualizado 13/12/2020 - 14h06

Por Kátia Camargo

Os enfeites fazem parte da comemoração do Natal

Divulgação

Os enfeites fazem parte da comemoração do Natal

As festas de final de ano estão chegando e muitas pessoas já decoraram, ainda vão decorar ou estão terminando de enfeitar suas casas. Dentre as possibilidades de deixar o ambiente mais alegre, bonito e elegante está a de fazer uso de vasos e arranjos de flores na decoração natalina. O CEAFLOR (Rodovia Prefeito Aziz Lian (SP 107), km 29, Jaguariúna), mercado atacadista de flores localizado na cidade da Região Metropolitana de Campinas (RMC), abastece gardens centers, redes de supermercados e floriculturas de todo do Brasil. A novidade é que pela primeira vez as portas estão abertas neste mês para o consumidor final que poderá escolher flores e plantas para deixar o ambiente de sua casa mais alegre e acolhedor. O local funciona para o público em geral às quintas e sextas-feiras, das 7h às 16h, e aos sábados, das 8h às 13h, com total segurança sanitária.
Dentre as opções encontradas no CEAFLOR estão flores de corte ou envasadas, plantas ornamentais, acessórios e itens de decoração, em especial de temática natalina. Além dos já conhecidos produtos para Natal, caso das poinsétias, popularmente chamadas de bico-de-papagaio, dos antúrios e demais flores vermelhas, bem como das tuias holandesas e pinheiros, a diversidade de itens oferecidos pelas 350 empresas instaladas no grande entreposto traz opções diversas em outros símbolos natalinos, como árvore artificial enfeitada de bolas, laços e pisca-pisca, guirlanda, presépio, bonecos de neve, Papai Noel de tamanhos variados, pinho, velas, flores desidratadas e uma grande diversidade de embalagens para presentes e objetos de decoração, como vasos, cachepôs e arranjos de mesa.
“O público consumidor final é muito bem-vindo ao CEAFLOR”, afirma o presidente Antonio Carlos Rodrigues. Ele explica que a administração do mercado decidiu abrir três dias por semana para venda no varejo a fim de que todas as pessoas físicas que gostam de decorar a casa para o Natal e Réveillon, e apreciam cultivar diferentes espécies de flores e plantas, ou queiram criar projetos de paisagismo e jardinagem em quintais e varandas, tenham a oportunidade de visitar este grande mercado e conhecer a infraestrutura oferecida. 
Para dar total segurança sanitária aos visitantes, o CEAFLOR adotou um rigoroso protocolo de cuidados, o qual inclui aferição da temperatura dos visitantes e o uso obrigatório de máscaras. Álcool em gel para assepsia das mãos está disponível em diversos pontos do mercado que ocupa 44 mil metros quadrados de área coberta.
Flores e enfeites da época
A cada ano aumenta a quantidade de pessoas que procura comprar flores para o Natal. Por estarmos num país tropical, dispomos de uma incrível variedade de espécies que podem suprir os gostos mais simples e os mais sofisticados com igual relevância e qualidade. Separamos algumas dicas que fazem sucesso nessa época do ano:
· Rosas vermelhas: Comercializadas em pequenos botões podem se mantidas vivas e viçosas por um bom tempo e fazerem parte de uma decoração de final de ano dando charme e requinte;
· Gérberas vermelhas: cultivadas e abundantes no Brasil proporcionam arranjos belíssimos e de grande impacto para mesas;
· Poinsétia ou bico-de-papagaio: é originária do México que, reza a lenda, teria sido entregue ao Menino Jesus na noite de seu nascimento. Conhecida nos Estados Unidos como Estrela de Natal

Escrito por:

Kátia Camargo