Publicado 13/12/2020 - 14h30 - Atualizado // - h
Por Kátia Camargo

Divulgação
Crianças com livros entregues pela Fundação Educar DPaschoal com o objetivo de estimular a leitura





Literatura infantil
Sementes do conhecimento
Projeto Leia Comigo!, da Fundação Educar DPaschoal, chega aos 20 anos com 40 milhões de livros distribuídos no País
Kátia Camargo
“Era uma vez um pássaro que tinha nascido diferente dos outros. Ele não tinha cor. E todos o chamavam de pássaro sem cor e, por isso, ele ficava muito triste.” Na história, para descobrir suas ‘cores’ e potencialidades foi convidado por outro pássaro a sair voando por muitos lugares tendo como desafio deixar o mundo melhor por onde passasse. Este trecho e enredo do livro O Pássaro sem Cor foi escrito pelo empresário Luis Norberto Pascoal e integra o projeto Leia Comigo!, criado e desenvolvido em Campinas pela Fundação Educar DPaschoal, que neste ano completa 20 anos. A iniciativa visa estimular a leitura desde a primeira infância e transmitir valores aos cidadãos, por meio da distribuição de livros infanto-juvenis para crianças e jovens.
Nos títulos que fazem parte do projeto, palavras fortes como resiliência, altruísmo, gratidão, reinvenção, solidariedade, cidadania, amizade, amor, bondade, afeto, esperança, respeito, habitam as mais diferentes histórias de forma leve e inspiradora. O Leia Comigo! é um convite para que os mediadores de leitura (pais, avós, tios, amigos, educadores e outros) possam se conectar com as crianças por meio de um livro e, com isso, entenderem juntos a origem das coisas. “É uma forma de levar a filosofia de maneira concreta e real por meio da leitura. Acredito que algumas histórias são tão profundas que deveriam ser lidas e contadas em muitos momentos da vida, independente da idade”, conta Luis Norberto Pascoal, idealizador do projeto.
Atualmente o Leia Comigo! conta com 205 títulos e já distribuiu mais de 40 milhões de livros infanto-juvenis em todo o Brasil. Para se ter ideia, os livros chegam nas grandes capitais e também em lugares mais distantes, nas escolas, bibliotecas e até nas comunidades mais afastadas. As narrativas buscam valorizar a sensibilidade e instigar a inteligência das crianças e dos jovens. São momentos dedicados à escuta, partilha e procura trazer o outro para mais perto. Ao nascer, o projeto tinha a pretensão de que cada criança tivesse a oportunidade de ter pelo menos um livro em mãos. “Hoje o nosso sonho é que cada criança do Brasil tenha pelo menos cinco livros em casa. E já estamos caminhando para atingir a marca de 50 milhões de livros”, conta.
Alguns títulos surgiram de pessoas que cruzaram o caminho de Luis Norberto, mostrando suas dificuldades, dores e desafios. Um desses livros nasceu quando ele e a esposa foram para Santos, em um evento no Museu do Café. Ao desceram do carro foram abordados na calçada por uma menina e Luis lembra que, ao abrir o porta-malas do carro, achou alguns livros infantis e os deu para ela ler. Na saída do evento encontraram novamente a garota que contou que apesar de não saber ler tinha entendido todas as histórias e que aquilo tinha sido um dos presentes mais lindos que já havia ganhado. “Aquela história mexeu tanto conosco que nos inspirou a escrever um livro. Muitas histórias nascem de problemas que vamos nos deparando no caminho, precisamos estar atentos a isso!”, lembra.
Leia Comigo!
O Leia Comigo! trabalha com diversos autores e ilustradores e conta histórias que abordam valores dos cidadãos, diversidade, pluralidade e exercício da cidadania. Para viabilizar os livros conta com investimento direto, parcerias e Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. Esse trabalho fez com que o projeto fosse reconhecido com o Prêmio Viva Leitura, organizado pela Fundação Biblioteca Nacional, em 2007, e, em 2013, com o Prêmio GRHUS- Excelência 2013.
Quem tiver interesse em baixar gratuitamente os livros do projeto Leia Comigo! basta entrar no portal www.educardpaschoal.org.br. Os interessados em solicitar as obras — para acervo de biblioteca, ação pedagógica ou roda de leitura — também encontram informações no site.
Vale a pena acessar o site da Educar e conhecer Histórias para Contar, que traz uma série de vinte episódios na qual um personagem, representado pelo professor e diretor teatral, Alexandre Souzah, apresenta adaptações dos livros da Fundação Educar e oferece alternativas práticas e simples de apoio à contação de histórias, fazendo uso criativo de objetos do dia a dia para estimular a leitura. Os vídeos estão disponíveis em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e legendados.