Publicado 13/05/2021 - 11h34 - Atualizado 13/05/2021 - 11h34

Por Thais H. Bento/Correio Popular

Camilo considera Troféu do Interior competição importante para aprimorar preparação para Série B

Álvaro Jr/Ponte Press

Camilo considera Troféu do Interior competição importante para aprimorar preparação para Série B

A Ponte Preta estreia nesta quinta-feira no Troféu do Interior diante do Botafogo, às 21h, no estádio Moisés Lucarelli. O jogo é válido pelas quartas de final da competição. A partida é única e em caso de empate, a decisão será decidida nos pênaltis.
As equipes se enfrentaram no Paulistão na 4ª rodada, em 13 de março. Na oportunidade a Ponte Preta venceu em Ribeirão Preto por 1 a 0.
Para o jogo de hoje, as equipes precisam de um bom desempenho e da vitória para avançar. A competição garante R$ 252 mil e a vaga direta para a Copa do Brasil ao campeão. Na edição 2020 o ganhador foi o RB Bragantino. Além da competição nacional, o Troféu do Interior interessa aos clubes devido ao calendário. A Macaca tem na sequência da temporada a Série B e o Pantera a Série C do Campeonato Brasileiro.
A Ponte Preta terá para esse jogo duas novidades. O goleiro Ivan e o atacante João Victor foram inscritos na terça-feira e estão à disposição do técnico Fábio Moreno. Ivan foi relacionado na vaga de Pedrão, goleiro reserva, e João no lugar de Yuri, lateral esquerdo que não deve permanecer na Macaca. No entanto, eles não devem começar como titular e podem ser opções no banco de reservas.
O goleiro Ivan ficou fora dos gramados por seis meses devido a uma cirurgia feita em novembro no punho direito. O atleta tem treinado há cerca de 40 dias, mas sua última partida foi em 24 de outubro do ano passado contra o CRB pela Série B. Já João Victor chegou ao clube em abril e ainda não vestiu a camisa da Macaca. Como baixa apenas o zagueiro Ednei segue em transição física após lesão. O atacante João Veras pode voltar ao trabalho após praticamente um mês, mas não deve retornar nesta partida. Ele não atua desde 19 de abril, após sofrer um edema na coxa esquerda.
Em entrevista coletiva na quarta-feira (12), o meia Camilo, camisa 10 do time, defendeu o técnico Fábio Moreno e disse que a responsabilidade é de todos: "O Fábio vem dando muitas ideias novas que a gente necessitava, que entende e assimila. Claro que, dependendo dos resultados, acabam tendo cobranças, mas nós também fazemos parte disso. Estamos num processo bom, o grupo assimila bem o trabalho e espera dar uma tranquilidade para o trabalho do Fábio com vitórias e também para conseguir nossos objetivos."
"Eu vejo a competição como um fator muito positivo para que a gente possa entrar forte na Série B, tentar concertar os erros que obtivemos no Paulista que agora é deixar tudo... apesar de ser um jogo mata-mata, não ter situações para erros né, então a gente ter jogos com vitórias e quem sabe com títulos", falou sobre o Troféu do Interior.
 
Adversário
O Botafogo de Ribeirão Preto vem de empate do último domingo contra o RB Bragantino por 1 a 0 e estava muito perto de ser rebaixada. A equipe se despediu da primeira fase do Paulistão com 12 pontos conquistados (dos 36 disputados) e ficou em 14º lugar. Foram seis empates, quatro derrotas e duas vitórias.
Para o jogo desta quinta-feira pelo Troféu do Interior, a equipe do técnico Argel Fuchs tem quatro novidades na lista de inscritos para a competição: os meias Gustavo Xuxa e Rafael Tavares e o atacante Hélio Paraíba (reforços contratados na semana passada) e também o jovem meio campo Wesley (destaque na Copa São Paulo do ano passado). No entanto, os recém-contratados não devem entrar em campo.
O Pantera possui também sete desfalques para o jogo contra a Ponte Preta: o lateral direito Rodrigo, o zagueiro Victor Ramos e o volante Victor Bolt estão suspensos e os meio-campistas Emerson, John Everson e os atacantes Richard e Dudu estão lesionados.
Semifinal
Para a próxima etapa da competição, apenas o Novorizontino já está classificado. O cruzamento será feito após todas as partidas serem realizadas, e também após o time do interior com a melhor campanha do Paulista ser eliminado das quartas de final. Após os quatro clubes estarem definidos, a FPF organizará 1º x 4º e 2º x 3º, de acordo com o desempenho total nas fases do Paulistão.

Escrito por:

Thais H. Bento/Correio Popular