tamanho da letra: A-| A+


16/01/2012 07:47:36.000
Transtorno Bipolar

O transtorno bipolar é uma doença caracterizada por episódios repetidos ou alternados de mania ou depressão. A pessoa afetada está sujeita a episódios de extrema alegria, euforia e humor excessivamente elevado, e também a episódios de humor muito baixo e depressão. Entre os episódios é comum que o indivíduo afetado passe por períodos de normalidade.

Altos e baixos são sentidos por praticamente qualquer pessoa e não constituem, em si, um distúrbio. As mudanças de humor advindas do transtorno bipolar são mais extremas e duradouras do que as experimentadas pelas demais pessoas. O(a) paciente com bipolaridade pode chegar ao extremo da depressão e tentar o suicídio.

Por outro lado, no auge da euforia, o indivíduo pode tentar escrever um livro em um só dia, por exemplo.  Os sintomas na fase da depressão são variados e incluem: o sentir-se abatido(a), quieto(a) e triste; dormir pouco; fugir do convívio com outras pessoas; demonstrar pouco interesse pelo que acontece à sua volta; irritabilidade; lamentos e auto-recriminação.

Já os sintomas da euforia (mania) podem incluir: sentimentos de grandiosidade; poderes além do que a pessoa realmente possui; e grande entusiasmo. O(a) paciente eufórico(a) também dorme pouco, mas fala muito e tem muitas ideias ao mesmo tempo. Não é raro que os indivíduos bipolares em estado de euforia se endividem ou percam muito dinheiro.

O tratamento do transtorno bipolar inclui o acompanhamento psicológico e a administração de medicamentos.

Mais Noticias
enviada por

Nome:       E-mail: 
Quantidade de toques disponíveis:
Não divulgar meu e-mail   
Digite os caracteres que você vê na imagem
Imagem de Segurança