tamanho da letra: A-| A+


27/02/2012 02:10:37.000
A Academia amou O Artista

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas se apaixonou pelo filme franco-belga de Michel Hazanavicius, O Artista, se rendeu aos encantos da homenagem prestada por ele ao fim do cinema mudo e início de uma nova era em Hollywood e lhe concedeu cinco Oscar, entre eles, de filme, diretor e ator (Jean Dujardin) na 84ª edição do Oscar em cerimônia que terminou há poucos minutos. A Invenção de Hugo Cabret, de Martin Scorsese, também ficou com cinco estatuetas, mas foram prêmios técnicos.

E foi o Oscar de nenhuma surpresa. Na verdade, houve uma, mas, pequena. Com tantas boas montagens, ganhou Millennium - Os Homens Que Não Amavam as Mulheres. E foi só. Todos os outros prêmios eram mais que esperados. Imaginava-se que por ser franco-belga, O Artista pudesse não ganhar, mas tudo indicava desde o início sua vitória.

E, justiça seja feita: quase todos os prêmios foram justos. A começar da grande Meryl Streep, que depois de 17 indicações conseguiu finalmente seu terceiro Oscar (ela tinha um de atriz e outro de coadjuvante). A premiação dela e de Octavia Spencer (coadjuvante) foram os melhores momentos da noite. Octavia chorou e quase não conseguiu agradecer e foi aplaudida em pé.

Aliás, numa noite em que nada surpreendeu, tampouco foi surpresa o Brasil não ter ganhado. A canção original Man or Muppet (Os Muppets), música e letra de Bret McKenzie ficou com o prêmio. E, convenhamos, em meio a duas opções ruins (a música de Carlinhos Brown e Sergio Mendes é horrível) os americanos trataram de deixar o prêmio em casa.

Outro bom momento foi o prêmio para A Separação, do iraniano Asghar Farhadi. Ele dedicou a estatueta ao seu país e aos iranianos. O elenco principal, que compõem a família central do filme, estava na cerimônia e se via a alegria no rosto dos atores.
Também foi simpática a esperada premiação para Christopher Plummer (Toda Forma de Amor), o mais velho ator a ganhar um Oscar. Enquanto isso, foi curioso saber que Jean Dujardin não ganhou o Cesar (Oscar francês) em seu país.

A festa
Como sempre, a festa foi longa e, em alguns momentos, chata. Podia ter sido cortado muita coisa. Merece destaque a apresentação do Cirque du Soleil e as montagens de Billy Crystal no qual ele contracena com imagens dos filmes concorrentes.

Todo o conceito da cerimônia se baseou na premissa da homenagem ao cinema – já se sabia que O Artista e A Invenção de Hugo disputariam o prêmio principal e ambos homenageiam o cinema. Mas houve excesso no conceito, com gente demais falando de modo a esticar a cerimônia.

Em um ano em que estava difícil premiar o melhor (na verdade, havia outras boas opções, como Meia-Noite em Paris, Os Descendentes e A Árvore da Vida), O Artista se consagra sem nunca sequer passar perto de ser um grande filme. Mas quem disse que a Academia se preocupa com isso?

Confira os vencedores do Oscar de 2012

Filme
O Artista

Diretor
Michel Hazanavicius (O Artista)

Ator
Jean Dujardin (O Artista)

Atriz
Meryl Streep (A Dama de Ferro)

Ator Coadjuvante
Christopher Plummer (Toda Forma de Amor)

Atriz Coadjuvante
Octavia Spencer (Histórias Cruzadas)

Roteiro Adaptado
Os Descendentes

Roteiro Original
Meia-Noite em Paris

Animação
Rango

Documentário em Longa-Metragem
Undefeated

Documentário em Curta-Metragem
Saving Face

Filme Estrangeiro
A Separação (Irã)

Direção de Arte
A Invenção de Hugo Cabret

Fotografia
A Invenção de Hugo Cabret

Figurino
O Artista

Montagem
Millennium - Os Homens Que Não Amavam as Mulheres

Maquiagem
A Dama de Ferro

Curta-Metragem
The Shore

Curta-Metragem de Animação
The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore

Canção Original
Man or Muppet (Os Muppets) - música e letra de Bret McKenzie

Trilha Sonora
O Artista (Ludovic Bource)

Edição de Som
A Invenção de Hugo Cabret

Mixagem de Som
A Invenção de Hugo Cabret

Efeitos Visuais
A Invenção de Hugo Cabret


 

Mais Noticias
enviada por João Nunes

Nome:       E-mail: 
Quantidade de toques disponíveis:
Não divulgar meu e-mail   
Digite os caracteres que você vê na imagem
Imagem de Segurança