tamanho da letra: A-| A+


11/08/2012 13:10:44.000
Coluna de domingo

Peralta, Mano e a prata

O mexicano Peralta acaba de se transformar na versão 2012 de Kanu. Seu nome já vem pronto para abastecer os sites de humor por semanas e a molecada vai querer ser o Peralta nas peladas, assim como aconteceu com o nigeriano que tirou o ouro do Brasil na Olimpíada de 1996.

Peralta prolongou o trauma olímpico do futebol brasileiro ao marcar dois gols na final de Wembley. Mano Menezes contribuiu com suas péssimas decisões.

A primeira delas foi deixar Hulk no banco em dois jogos. Não que ele seja um super-herói capaz de proteger a seleção das peças que a Olimpíada insiste em lhe pregar. Mas é incoerente ter o direito de convocar apenas três jogadores com mais de 23 anos e deixar um deles no banco nos dois últimos jogos.

Como o México abriu o placar logo no começo, Mano mandou Hulk ao campo de batalha ainda no primeiro tempo. A correção expôs o tamanho do erro do treinador, já que Hulk foi o melhor jogador brasileiro na final.

No segundo tempo, Mano errou mais. Perdendo por 1 a 0 para um adversário que jogava fechado, à espera de um contra-ataque para ampliar a vantagem, o treinador demorou demais para mexer no time. O Brasil precisava agredir mais, atacar mais e, claro, correr riscos.

Mano demorou para tomar esse decisão. E quando o fez, escolheu Pato. É um grande jogador, mas para um time que já tinha Hulk, Damião e Neymar na frente, a melhor opção seria Lucas. Oscar precisava de alguém com quem pudesse dividir a responsabilidade da criação de jogadas, mas Mano não entendeu assim. O Brasil ficou com quatro finalizadores, mas a bola quase não chegava a eles.

Essa geração de prata tem grandes jogadores, mas as atuações da Seleção contra adversários médios ou grandes têm sido ruins. A culpa é só de Mano? Difícil responder. Mas vamos aguardar os próximos movimentos do comando da CBF.

Mais Noticias
enviada por

Nome:       E-mail: 
Quantidade de toques disponíveis:
Não divulgar meu e-mail   
Digite os caracteres que você vê na imagem
Imagem de Segurança