tamanho da letra: A-| A+

13/05/2012 19:57:20.000
Geração Y divide opiniões entre especialistas
foto: Divulgação

O painel Geração Y e os Novos Desafios Digitais dividiu opiniões e esquentou o debate na Virada Digital. Com a participação da curadora do youPIX, Bia Granja, do fundador da Sixpix Content, empresa especializada em conteúdo Y, Bob Wollheim, e do vice-precidente de publishers da Boo-box, Edney Souza, o debate foi mediado pelo diretor da virada, Beto Andrdade, no sábado. Wollheim abriu o bate-papo fazendo uma observação sobre a chamada Geração Y: para ele, essa é a geração do preto ou branco, do verde ou do cinza. "Ou a pessoa é muito eficiente ou ela se encontra totalmente perdida. E acho que isso é muito característico do digital, do binário, 0 e 1. É um jovem que está constantemente buscando ser eficiente e uma geração para a qual a vida tem que ter um sentido. Mas acho que, na média, eles estão melhores do que nós, da geração X", afirmou.

Ainda para ele, os jovens Y demonstram mais preocupação com a preservação do planeta e dão mais importância para o trabalho em grupo e para ações coletivas. "Não é a geração perfeita, mas na média está melhor do que nós fomos". Wollheim ainda destacou que a geração Y muitas vezes vive em um paradoxo: "ao mesmo tempo em que há objetos de desejo como um iPhone, há a preocupação em não agredir o planeta. Há essas complexidades", disse.

Ele ainda se utilizou da geladeira como metáfora para o que as novas tecnologias representam para a geração atual. "Eles já estão tão acostumados que não ficam perguntando muito sobre as novas tecnologias, para que serve e para onde vão, assim como a gente não pergunta da geladeira. É uma coisa natural", afirmou.

Bia Granja, que tem 30 anos, disse que se considera parte da geração Y e que há uma cultura no meio digital que deve ser valorizada, e utilizou como exemplo os memes, como o da Luíza que voltou do Canadá. Ela destacou que, embora possam parecer fúteis, esses memes mortram a força e o poder de compartilhamento que os jovens têm nas mãos com a internet.

Edney Souza trouxe alguns dados de uma pesquisa realizada pela Boo-Box e Hello Research, que traça o perfil da Geração Y, para a qual mais de três mil jovens entre 18 e 30 anos foram entrevistados. Segundo os dados, mais da metade desses jovens mora com os pais (67%) - na classe A, 84% deles ainda vive com a família. "Eles falam que vão mudar o mundo mas ainda moram com o papai e falam de liberdade. Isso é coxinha", provocou. Ele explicou que acredita, sim, no potencial da Geração Y. "Mas acho que a geração que vai fazer coisas fantásticas ainda é a próxima", disse.

Beto Andrade lembrou que o advento da internet, então uma nova plataforma tecnológica, quebrou a linearidade e certo conservadorismo em que estava a geração anterior. Para ele, é importante lembrar também que as próprias relações de mercado se modificaram, e citou como exemplo Mark Zuckerberg, criador do Facebook, e o Google, duas grandes empresas com poder de compra de mídia. "Houve uma remodelação até dos negócios da comunicação", afirmou, e ressaltou que a empresa de Zuckerberg já conquistou o que muitas empresas tradicionais levaram décadas para conquistar em termos financeiros. "A Geração Y deu um salto", concluiu.

enviada por:
comentar | ler comentários(0) | envie esta mensagem | link do post

13/05/2012 17:38:26.000
Virada terá edição itinerante em novembro
foto: Sarah Schmidt

O idealizador e diretor da Virada Digital, o jornalista e consultor em mídias sociais Beto Andrade (foto), bateu um papo com o nosso blog. De acordo com ele, a Virada Digital, que termina neste domingo, já tem data para ocorrer novamente, ainda neste ano: a ideia é que um festival itinerante ocorra em novembro, e a previsão é a de passar por cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Em forma de caravana, a equipe deve percorrer as cidades com três caminhões e com as instalações do Hub Estrela, principal palco dessa primeira edição da Virada, em Paraty.

A Caravana Digital deve passar ainda pelos 12 municípios brasileiros que sediarão a Copa do Mundo e, de volta ao Rio de Janeiro em maio de 2013, ocorrerá a segunda edição da Virada Digital. "Queremos trabalhar conteúdos locais para que as cidades se envolvam, compartilhem conhecimento e que também ocorram ações de capacitação profissional", explicou o diretor. Anrdrade ainda destacou a intenção de realizar uma edição simultânea do festival em 2014, nas 12 cidades que vão sediar a Copa do Mundo.

A ideia de fazer a Virada Digital começou em 2009, depois que ele trouxe a Campus Party para o Brasil. "Eu tinha a vontade de trazer um festival para outras cidades do País. Em 2011 retomei esse projeto, focado em três pilares: inovação, sustentabilidade e interatividade, indicados pela própria Organização das Nações Unidas (ONU) como os três eixos que vão de fato afetar a humanidade nos próximos anos", explicou.

Ele ainda ressaltou que todas as edições da Virada Digital terão o compromisso de permanecer gratuitas. Para Andrade, um dos papéis do evento é o de reunir setores público, privado, acadêmico, terceiro setor e meios de comunicação e fazer com que eles conversem entre si e se encontrem mais para debates. "Esses setores, que movem o país, se falam pouco. Temos aqui um grande encontro de inteligência", disse. Todo o material produzido durante o festival vai ficar disponível para donwload no site oficial (clique aqui para acessar).

Beto Andrade ainda afirmou que Paraty ficará com o sistema de fibra ótica instalado na cidade pela Embratel para a realização do evento, e que o Sesi se comprometeu a deixar o seu carro do programa Cozinha Brasil na cidade, depois de ter se instalado na virada para seidar oficinas e palestras.
 

 

enviada por:
comentar | ler comentários(0) | envie esta mensagem | link do post

12/05/2012 18:42:18.000
Alvarez fala da agenda digital brasileira
foto: Sarah Schmidt/AAN

O secretário executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, terminou há pouco sua apresentação aqui no Hub Estrela da Virada Digital. Alvarez tratou dos desafios para promover a circulação de informação e conhecimento no Brasil, por meio de uma Agenda Digital para o País.

Dentre os pontos discutidos, está o acesso e o preço da internet, que segundo ele está cada vez mais elevado. O secretário destacou a diferença de dados entre o número de computadores comprados no País e quantos deles estão conectados à rede: de acordo com dados de 2010 do TIC Domicílio, 35% das casas no Brasil têm computador, enquanto 27% têm conexão à internet.

Basicamente, a ideia da Agenda Digital é que ela seja uma política pública estruturada, que aproveite o potencial da economia digital criativa para promover a cidadania e a democracia e por.consequência a redução de desigualdades.

Para Alvarez, a inclusão digital depende de políticas públicas. "50% dos brasileiros nunca acessaram a internet. Somos um País que temos demandas de anteontem para serem realizadas para depois de amanhã", afirmou o secretário, que ainda destacou que a agenda digital brasileira é um programa em aberto. Ele também lembrou, com pesar, que o PAC não contemplou obras ligadas à internet, e que a àrea de telecomunicações ainda não é vista como parte da infraestrutura.

enviada por:
comentar | ler comentários(0) | envie esta mensagem | link do post

12/05/2012 15:26:00.000
Programa do INT capta os movimentos de atletas
foto: Sarah Schmidt/AAN

A tricampeã mundial de jiu-jitsu Luanna Alzuguir (na foto, de branco)  fez, há pouco, uma demonstração de como funciona um programa desenvolvido pelo Instituto Nacional  de Tecnologia (INT) que serve para monitorar os movimentos de atletas. Por meio de sensores colocados no corpo dos esportistas, os sinais são enviados a um computador, algo parecido com o que é utilizado para filmes de animação. A demonstração ocorreu no Hub Estrela do evento.

O projeto, coordenado pela pesquisadora do INT Carla Guimarães, ainda está em fase de aprimoramento e em busca de parcerias e patrocínios. "Em uma luta como no jiu-jitsu, com duas pessoas, é difícil pegar a movimentação dos atletas. Com esse programa você consegue traçar a curva de movimento deles e pode estudar esses movimentos. É importante que o Brasil estude mais seus esportes, que é uma coisa que ainda não ocorre por aqui, no país que vai sediar os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo", afirmou Carla.

"Se você grava seus movimentos, é possível depois estudá-los e ver exatamente onde errou e o que precisa melhorar. Normalmente a gente treina mas não tem muita fundamentação. Com a ajuda da tecnologia é possível ser mais preciso e melhorar muito o desempenho", avaliou a tricampeã Luanna.

enviada por:
comentar | ler comentários(0) | envie esta mensagem | link do post

12/05/2012 13:52:42.000
Palestrante propõe uso crítico de novas mídias

Promover novas maneiras de se apropriar das novas tecnologias. Essa é a proposta de Felipe Fonseca, da Rede Metareciclagem, que fala agora no Hub Estrela da Virada Digital. O grupo, que tem 10 anos, prega a valorização das pessoas por meio das novas tecnologias. "As pessoas não são meras consumidoras de tecnologia. Também podem ser criadoras e devem se apropriar dessas ferramentas de forma crítica. Usar o.computador não como televisão, sentando na frente dele e lendo o que os amigos escrevem no Orkut", afirmou Fonseca.

enviada por:
comentar | ler comentários(0) | envie esta mensagem | link do post

12/05/2012 12:11:34.000
Barco Solar na Virada Digital
foto: Sarah Schmidt/AAN

A Virada Digital também é um espaço para conscientização da utilização de energias alternativas. Prova disso é o projeto Barco Solar, do Instiuto Náutico de Paraty (INP). Tudo começou em 2009, quando iria ocorrer a primeria competição de barcos solares por aqui. A equipe do INP desenvolveu, então, o seu primeiro barco (o da foto é o segundo).

Basicamente, o a placa instalada no barco absorve a energia solar, que é medida pelo MPPT, o controlador de carga que permite a medição de quanto a bateria está carregada. Atualmente, ocorrem três competições por ano, o Desafio Solar Brasil - uma delas é realizada em Paraty. O trabalho da equipe na competição também envolve estratégia, pensando em como trabalhar com a carga da energia solar de acordo com o tipo de tempo no dia - às vezes pode estar nublado.

O INP também está com outro projeto: o Táxi Solar, um barco movido a energia solar para transportar pessoas. A previsão é de que já entre em funcionamento no verão de 2013, de acordo com o diretor do Instituto Náutico de Paraty, Allan Reid - por coincidência, ele é formado em física na Unicamp.

"A escola, que é gratuita, ensina habilidades técnicas, como a marcenaria e mecãnica náutica, para jovens entre 15 e 19 anos. Isso é importante porque há uma demanda aqui na região para essa áera e muitas vezes não há mão-de-obra qualificada", afirmou Reid, que também é professor da UFRJ.

enviada por:
comentar | ler comentários(0) | envie esta mensagem | link do post

12/05/2012 09:47:37.000
A Virada
Pessoal, esse local acima é o Hub Estrela, que vai receber os painéis e as principais atrações da Virada. Fica no Centro Histórico de Paraty, ao lado da ponte do canal :) Ainda hoje esse espaço vai receber o painel "Geração Y e os Novos Desafios Digitais", às 15h e "Uma Agenda Digital para o Brasil", às 16h, que nós vamos acompanhar!
enviada por:
comentar | ler comentários(0) | envie esta mensagem | link do post

12/05/2012 01:41:12.000
Paraty!
Depois de muito congestionamento em São Paulo e a busca pelo melhor caminho, nosso ônibus finalmente chegou a Paraty! A pousada em que a organização do evento me colocou é bem localizada, dentro do Centro Histórico :) Boa noite a todos porque logo pela manhã vamos acompanhar os destaques da Virada!
enviada por:
comentar | ler comentários(0) | envie esta mensagem | link do post

11/05/2012 15:41:36.000
Parte do pessoal que aguarda em frente ao hotel para embarcar pra Virada Digital :)
enviada por:
comentar | ler comentários(0) | envie esta mensagem | link do post

11/05/2012 15:25:25.000
Em Sampa
Cheguei ao hotel Blue Tree Premium, perto da Avenida Paulista, em São Paulo. Aqui é o ponto de encontro dos jornalistas e convidados que seguirão de van para Paraty. A saída está prevista para as 15h30 e a expectativa é de chegar em quatro horas e meia. Vamos cruzar os dedos pra não rolar congestionamento no caminho!
enviada por:
comentar | ler comentários(0) | envie esta mensagem | link do post

11/05/2012 15:00:06.000
Virada Digital altera programação
A Virada Digital mudou o horário dos painéis que ocorreriam na manhã de hoje para o período da noite. De acordo com a organização, a medida atende a pedidos dos convidados que estão a caminho de Paraty. Bom também para o nosso blog, já que esta repórter está a caminho da cidade :) Confira as alterações: PAINEL: Sistema integrado de monitoramento, execução e controle do Ministério da Educação Data:11/5 Hora: Das 19h às 20h Auditório Hub Estrela PAINEL: Cibercidades e Ciberperiferias Data: 11/5 Hora: das 20h às 21h Local: Hub Estrela
enviada por:
comentar | ler comentários(0) | envie esta mensagem | link do post

10/05/2012 18:42:02.000
Programação completa da Virada
foto: Divulgação

 Montagem de um dos espaços da Virada Digital

 

Se alguém por aí resolver embarcar para Paraty neste fim de semana, vai encontrar muita coisa legal na Virada Digital. O público poderá acompanhar oficinas, debates, exibições tecnológicas, painéis, shows, exposições e mutirões digitais (onde o evento disponibilizará computadores conectados à internet banda-larga, de 100MB, para ações de inclusão digital. As atividades vão ocorrer no Hub Dome, instalado ao lado do Hub Estrela, no Centro Hstórico da cidade).

Confira abaixo a programação completa da Virada Digital:

Sexta-feira, 11 de maio

09:00 - DEMONSTRAÇÃO: A Visão pela Audição - Psicoacústica

09:00 - DEMONSTRAÇÃO: Desenvolvimento de soluções para rastreabilidade de materiais para a cadeia de Petróleo & Gás

09:00 - DEMONSTRAÇÃO: Tecnologias interativas para TVs digitais, desenvolvidas pelo Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital da UFPB.

09:00 - Mutirão Digital

10:00 - OFICINA: Desenho Digital

10:00 - OFICINA: Cozinha Brasil - Gastronomia Sustentável - Infantil

10:00 - PAINEL: Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação

11:00 - PAINEL: Cibercidades e Ciber-periferias

13:30 - OFICINA: Comunicação Pública Multimídia

14:00 - OFICINA: Cozinha Brasil - Gastronomia Sustentável - Infantil

14:00 - PAINEL: O Centro de Operações e as Facilidades prara o Cidadão

15:00 - EXPOSIÇÃO - Barco Solar

15:00 - PAINEL: O auxílio da impressão e modelagem 3D na realização de procedimentos cirúrgicos complexos

16:00 - OFICINA: Modelagem e Impressão 3D

16:00 - PAINEL: Educação e Emprego no Século XXI: Como a tecnologia pode ajudar nas novas formas de aprender, comunicar, trabalhar e se divertir

16:30 - OFICINA: Oficina de Rima com MV Bill

17:00 - OFICINA: Cozinha Brasil - Gastronomia Sustentável - Infantil

17:00 - PAINEL: Redes Digitais e Economia Solidária

18:00 - OFICINA: Conectividade e Montagem de Computadores da Academia Cisco

18:00 - PAINEL: Marcas e Você Fazendo o Bem

21:00 - SHOW Compacto Petrobras - MV Bill

 

Sábado, 12 de maio

09:00 - DEMONSTRAÇÃO: A Visão pela Audição - Psicoacústica

09:00 - DEMONSTRAÇÃO: Escaneamento 3D e Simulação Virtual - INT

09:00 - DEMONSTRAÇÃO: Tecnologias interativas para TVs digitais, desenvolvidas pelo Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital da UFPB.

09:00 - Mutirão Digital

09:00 - PAINEL: Laboratórios de garagem, hackerspaces e o futuro da ciência

10:00 - OFICINAS: Ônibus Hacker

10:00 - OFICINA: Rádio Paisagem

10:00 - OFICINA: Cozinha Brasil - Gastronomia Sustentável - Donas de Casa

10:00 - PAINEL: Redes e Plataformas para a Cultura

11:00 - EXPOSIÇÃO - Barco Solar

11:00 - PAINEL: Tecnologia para Inclusão de Daltônicos - ColorADD

13:30 - OFICINA: Autoria de Mídia Aumentada

14:00 - MOSTRA DE VÍDEOS: Cine Clube Paraty

14:00 - DEBATE: A Publicidade e os Meios Digitais

14:00 - OFICINA: Cozinha Brasil - Gastronomia Sustentável - Donas de Casa

14:20 - LANÇAMENTO: filme Tupã Rembiapo

15:00 - PAINEL: Geração Y e os Novos Desafios Digitais

16:00 - OFICINA: Manutenção de blogs para as mulheres de Paraty

16:00 - PAINEL: Uma Agenda Digital para o Brasil

16:00 - SESSÃO COMENTADA: filme Tupã Rembiapo

17:00 - APRESENTAÇÃO: Coral Indígena Paraty-Mirim Itaxi

17:00 - Encontro de Lan Houses de Paraty

17:00 - OFICINA: Cozinha Brasil - Gastronomia Sustentável - Restaurantes


18:00 - PAINEL: Empreendedorismo e Mídias Digitais: O Poder das Mulheres na Sociedade em Rede

18:30 - DEMONSTRAÇÃO: Observações Noturnas Guiadas - SBEA (Sociedade Brasileira para o Ensino da Astronomia)

18:30 - RODA DE PROSA da Rede Cultura Digital Indígena

19:00 - PAINEL: Paraty Digital - Paraty Século XXI

21:00 - SHOW Compacto Petrobras - Flávio Renegado

 

Domingo, 13 de maio

09:00 - DEMONSTRAÇÃO: A Visão pela Audição - Psicoacústica

09:00 - Mutirão Digital

09:00 - DEMOSTRAÇÃO: Tecnologias interativas para TVs digitais, desenvolvidas pelo Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital da UFPB.

10:00 - PAINEL: Mobile - Tendências e Desafios

11:00 - RODA DE PROSA da Rede Cultura Digital Indígena

14:00 - OFICINA - Capoeira

15:00 - APRESENTAÇÃO: Grupo de Hip Hop Realidade Negra + Jongo do Quilombo do Campinho

15:00 - APRESENTAÇÃO: Grupo Ginástica Rítmica do ITAE : Ginastas Ritmo e Educação

16:00 - OFICINA: Desenho Digital
 

 

 

enviada por: Sarah Schmidt
comentar | ler comentários(0) | envie esta mensagem | link do post

10/05/2012 16:12:24.000
Contagem regressiva para a Virada Digital


A cidade histórica de Paraty, no Rio de Janeiro, já começou a contagem regressiva para a primeira edição da Virada Digital, evento de tecnologia e inovação que começa amanhã, sexta-feira, e vai até domingo. O festival, que também prega a interatividade e sustentabilidade, vai reunir lideranças brasileiras e internacionais dos setores público, privado, acadêmico, terceiro setor e meios de comunicação. Serão 72 horas de atrações e atividades! Acompanhe aqui no blog a cobertura in loco dos destaques dessa primeira edição.

É bom avisar que a virada é gratuita e será transmitida em tempo real no site oficial.

Confira no vídeo acima o que o cantor Gilberto Gil falou sobre o evento. 

enviada por: Sarah Schmidt
comentar | ler comentários(0) | envie esta mensagem | link do post