Crianças também têm vez nas corridas de ruas - RAC
Notícias

  1. Você está aqui:  
  2. Home
  3.  > 
  4. Esportes
  5.  > 
  6. Runner

Crianças também têm vez nas corridas de ruas


Meninos e meninas a partir de 8 anos podem até correr em campeonatos


06/07/2012 - 09h15 .
Renata Rondini   DA AGÊNCIA ANHANGUERA  
Compartilhar


O Circuito Caixa de Maratoninha é uma competição tradicional e reúne crianças de 6 a 12 anos
(Foto: Augusto de Paiva/AAN)

As corridas de rua com categorias infantis ou inteiramente destinadas às crianças sofreram um boom nos últimos anos, assim como o próprio mercado da corrida em geral. Crianças a partir de 8 anos até têm a chance de competir em campeonatos. Segundo a Federação Paulista de Atletismo, os eventos para crianças reuniram em 2008 quase 30 mil mini atletas, atualmente este número ultrapassa a casa dos 40 mil.

A corrida passou a ser uma opção para crianças e adolescentes que possuem o objetivo de conquistar pódios e vitórias, ou, simplesmente, querem mais uma opção de atividade esportiva. Contudo, quando se trata de corredores mirins é preciso bastante cuidado. Há provas que reúnem crianças a partir dos 3 anos. Cada faixa etária tem a distância adequada e os desenvolvimentos físico, motoro e psicológico devem ser respeitados, portanto um acompanhamento técnico é necessário. Não se deve sobrecarregar os treinos dos pequenos ou colocá-los em situações de esforço exagerado. Excessos podem atrapalhar o crescimento das crianças.

De acordo com especialistas, além dos fatores físicos, como hipertrofia maior de um membro em relação a outro, atraso no crescimento, emagrecimento rápido, tremores nas extremidades e cãibras em excesso, os sinais de exagero também são comportamentais. A criança apresenta falta de interesse nas tarefas da escola, sono interrompido ou em excesso, agressividade comportamental e desequilíbrio para realizar tarefas. Uma avaliação médica é necessária para que a criança possa praticar exercícios.

Quem quer correr?
A primeira questão que os pais precisam se fazer é: eu quero que meu filho corra ou ele quer? Se realmente for um desejo do pequenino, vá em frente. Sabemos que correr é um ato inerente do ser humano, mas dar passadas velozes em competição é um outro cenário. Envolve esforço físico e um turbilhão de emoções. A prova coloca em xeque como o seu filho lida com a euforia da vitória ou a frustação da derrota.

Geralmente, as corridas de ruas premiam todas as crianças. Quem cruza a linha de chegada primeiro até ganha um troféu diferenciado, mas ninguém sai de mãos abanando. As competições de corrida devem ser uma atividade prazerosa e divertida para os pequenos, sem cobranças de resultado.

Não falta opção no calendário
O calendário de corridas de rua oferece diversas opções de provas para as crianças. Todo final de ano, por exemplo, acontece a São Silvestrinha, que nesta temporada chega a 19ª edição e reunirá 2 mil mini atletas em São Paulo no dia 27 de dezembro. O Circuito Caixa de Maratoninha Caixa é outra tradicional competição que realiza disputas em diversas cidades brasileiras com crianças de 6 a 12 anos, sendo que em maio Paulínia sediou uma etapa.

E em 23 de setembro, acontecerá primeira edição da corrida Track&Field Run Series Kids Iguatemi Campinas. A prova, que visa estimular a prática de esportes desde a infância, reunirá mil crianças de 4 a 11 anos de idade no Piso 2 do estacionamento coberto do shopping, em Campinas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na loja Track & Field do Iguatemi ou no site www.tfrunseries.com.br. A taxa é de R$ 80,00. Os atletas ganharão um kit contendo uma camiseta Thermodry Track&Field personalizada do circuito, squeeze personalizado e uma cartilha para pintura. A arena do evento contará com atrações para a garotada.

Comente
Nome:      E-mail:      Não divulgar meu email
Comentário:
Quantidade de toques disponíveis:
  •    Sem recorde, Geoffrey Mutai vence Maratona de Berlim
  •    Último ou 1º lugar: o que vale é explorar os benefícios
  •    Corrida de rua traz muitos benefícios para todos
  •    Natação pode ser grande aliada da corrida
  •    São Silvestre abre inscrições e espera 25 mil corredores
  •    Cuidados extras são capazes de minimizar as lesões
  •    Com ou sem polêmica, alongar é uma necessidade