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Correr é importante, mas é preciso todo cuidado


O corredor necessita de orientação adequada e de acessórios de qualidade


21/07/2012 - 22h42 . Atualizada em 21/07/2012 - 00h00
Agência Anhanguera de Notícias    
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Correr faz bem a saúde e ajuda a manter o corpo em forma. Mas é só dar uma passada seguida da outra, acelerar e pronto? Não é tão simples assim. Para ter uma vida longa no esporte é preciso se cuidar. Saber como treinar, respeitar os limites do seu corpo e ter uma rotina de treinos que não torne as passadas um tormento.

A corrida é um esporte de impacto e os joelhos, principalmente, são sobrecarregados. Por isso, para evitar lesões, há a necessidade de preparar a musculatura para os treinos da modalidade. 'O impacto de cada passada numa corrida impõe aos joelhos uma sobrecarga que chega a cinco vezes o peso do corpo do praticante. Com o tempo, se não houver o preparo adequado da musculatura dos membros inferiores, o joelho passa a sofrer um processo de desgaste, levando a lesões meniscais e cartilaginosas' , explicou Paulo Henrique Araujo, cirurgião ortopedista especializado em trauma ortopédico e cirurgia de joelho, e membro da International Society of Arthroscopy, Knee Surgery (ISAKOS).

Segundo o especialista, as lesões mais frequentes são condropatia patelar (condromalácia), a síndrome do trato iliotibial (joelho de corredor) e as canelites (que podem evoluir para fraturas na tíbia por estresse). 'A condromalácia é um problema que acomete a cartilagem da patela, que perde sua consistência normal. Se não for tratado, ele pode progredir para fissuras e perdas cartilaginosas mais extensas. Essa é uma lesão muito comum entre os corredores' , disse.

As lesões nos joelhos podem acometer tantos corredores de longas como de curtas distâncias. 'Em todas as modalidades, as estruturas dos joelhos são fortemente afetadas. Os corredores de curta distância se utilizam da explosão muscular para atingir grandes velocidades e, por isso se expõem a impactos maiores, porém com curta duração, enquanto que os corredores de longa distância têm impactos menores por mais tempo', comentou Araujo.

Ninguém quer chegar ao ponto de “entrar na faca”, por isso a prevenção é o ideal. Um fortalecimento muscular combinado com um treino de corrida adequado ao seu perfil — por isso a importância de ter uma orientação técnica — e acessórios de qualidade (tênis bom é essencial) podem evitar lesões. Musculação é a primeira atividade da lista para ganhar o fortalecimento na musculatura das pernas. Pilates também aparece como outra opção para os corredores. Mas lembre-se, que sua série de exercícios precisa estar voltada para quem gasta um bom tempo na passadas

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