1. Você está aqui:  
  2. Home
  3.  > 
  4. notícias
  5.  > 
  6. Educação

Ribeirão Preto terá a Academia da Inteligência


Projeto de formação emocional é do medico, psiquiatra e escritor Augusto Cury; aulas após o Carnaval e Ribeirão recebe unidade física de projeto do escritor e psiquiatra Augusto Cury; aulas terão ínicio após o Carnaval


18/02/2012 - 11h46 . Atualizada em 18/02/2012 - 11h54
Gazeta de Ribeirão   Grupo RAC  
Compartilhar


Augusto Cury: escola preenche lacuna entre escola clássica e psiquiatria
(Foto: Sérgio Masson)

Em breve Ribeirão Preto terá a primeira unidade do novo projeto do médico, psiquiatra e escritor Augusto Cury. A Academia da Inteligência, localizada na Avenida Independência, traz para a cidade a sede da instituição que vai transformar em escola física o programa para formação de jovens Escola da Inteligência, que já é desenvolvido e está presente na grade curricular tradicional de algumas escolas do País, atingindo 40 mil alunos. 

A prática aplicada na Academia vem da teoria da inteligência multifocal, trabalhada por Cury há pelo menos 25 anos e que é objeto de mestrado em universidades dos Estados Unidos, Espanha e Brasil, onde há alguns anos já se realiza programas de pós-graduação Latu Sensu no tema.
De acordo com Cury, a teoria envolve os grandes fenômenos da mente humana, reunindo o processo de construção do eu como autor da própria história, o processo de construção de pensamentos, a transformação da emoção e os papéis conscientes e inconscientes da memória. São estes quatro processos que direcionam o programa para a formação de jovens pensadores.

Trabalhando com crianças de 7 a 11 anos e adolescentes de 11 a 15, em salas de no máximo 15 alunos, a Academia pretende desenvolver as funções mais complexas da inteligência. Os objetivos são diversos, como a administração da ansiedade, proteção contra o bullying, habilidade para solucionar conflitos e superação da timidez. 

“Oitenta por cento dos jovens estão apresentando sinais de timidez e insegurança, a timidez bloqueia a espontaneidade, o debate de ideias, a liberdade criativa e a capacidade intelectual, social e profissional”, afirma Cury, citando uma pesquisa do Instituto da Inteligência Emocional dos EUA. “Os números são estarrecedores, nos deixam altamente preocupados.” 

O papel da academia é cuidar de áreas da educação que estão fora do currículo tradicional, que o escritor considera já defasado em alguns aspectos. “Entre a escola clássica, que ensina as matérias sobre o mundo de fora, e a psiquiatria, existe um espaço muito grande, uma carência. A Academia da Inteligência atua nesse espaço”, explica Cury.

Mas a academia não é somente indicada para crianças com dificuldades emocionais e sociais. Augusto explica que ela servirá também como formação e não só correção. E, a partir do segundo semestre, também terá cursos para adultos.

As inscrições já podem ser feitas no site da Academia (http://www.academiadainteligencia.com.br), onde também é possível fazer um cadastro para ter acesso a forma de se tornar um franqueado. Franquias pelo mundo todo são previstas. Pelo menos essa é a expectativa de Cury. “Mais de 20 países já demonstram ter interesse na Academia”. A previsão do início das aulas é para depois do Carnaval.

Comente
Nome:      E-mail:      Não divulgar meu email
Comentário:
Quantidade de toques disponíveis:
clique aqui e veja todos os comentários(2) dessa notícia
     
Untitled Document
A Geopolítica do Sudão: Os conflitos em Darfur e o processo de independência do Sudão do Sul
Patrocinio: