1. Você está aqui:  
  2. Home
  3.  > 
  4. notícias
  5.  > 
  6. Brasil

Piracicaba começa obras do novo Aquário Municipal


O Aquário Municipal tem o objetivo de auxiliar na educação ambiental, além de se tornar um novo atrativo turístico


13/02/2011 - 17h14 . Atualizada em 13/02/2011 - 17h16

Agência Estado    


Novo aquário está em obras no espaço onde funcionava o restaurante Mirante
(Foto: Antonio Trivelin)

O novo Aquário Municipal - em construção no Parque do Mirante - deverá estar pronto em seis meses. A empresa Newcon é a responsável pelo trabalho, que tem investimento de R$ 558 mil. O Aquário Municipal tem o objetivo de auxiliar na educação ambiental, além de se tornar um novo atrativo turístico. A cidade já conta com um aquário municipal, instalado no Museu da Água e conta com peixes do rio Piracicaba.

'Este é um investimento que complementará os trabalhos desenvolvidos no Núcleo de Educação Ambiental que funciona no Parque do Mirante. É uma oportunidade da população conhecer a riqueza da fauna em nossas águas. E isso colabora com a conscientização ambiental', disse o secretário de Defesa do Meio Ambiente, Rogério Vidal.

O presidente do Semae, Vlamir Augusto Schiavuzzo, salientou que o projeto foi aprovado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (Codepac).

'Além dos benefícios para a educação, o Aquário Municipal será mais um ponto turístico da cidade. É uma opção de entretenimento, educação e cultura que mostra a importância da água na manutenção da vida'.

O projeto total contempla a construção de três aquários com 2.400 litros. Eles terão formato retangular, com 3 metros de comprimento, 1 metro de largura e 80 centímetros de altura, decorados com rochas, plantas, troncos de aroeira e iluminação. Um deles contará com 17 espécies exóticas de peixes do mundo. O outro terá peixes pequenos da Amazônia e do mundo, contando com 23 espécies. O terceiro aquário trará 13 espécies de peixes pequenos do Rio Piracicaba. No total serão 2.600 peixes.

Além da instalação dos aquários, serão construídos três lagos ornamentais com aproximadamente 25 mil litros cada um. Eles foram projetados para receberem diferentes espécies e ecossistemas. Um dos lagos contará com os peixes gigantes do Brasil, como o pirarara, tucunaré, pintado, pacu, pirarucu, entre outros. No outro lado estarão representados os gigantes do rio Piracicaba, como o pintado, o dourado, o corimbatá, piramboias, contando com 98 peixes de 13 espécies. Já o terceiro lago contará com 52 carpas, que darão um colorido especial ao cenário.