1. Você está aqui:  
  2. Home
  3.  > 
  4. notícias
  5.  > 
  6. Brasil

Itatiba sedia campeonato de Ornitologia


Federação Ornitológica do Brasil sediará um dos maiores eventos de pássaros exóticos do mundo, com mais de 3 mil espécies


14/04/2011 - 18h39 . Atualizada em 14/04/2011 - 18h46
Portal RAC    
Compartilhar

Mais de 3 mil espécies poderão ser conferidas durante a competição em Itatiba
(Foto: Divulgação)

Itatiba será sede do campeonato Brasileiro de Ornitologia, que ocorre nos dias 16 a 23 de abril (1ª etapa) e de 30 de junho a 9 de julho (2ª etapa). O evento, que ocorre anualmente, é aberto ao público e será realizado   Anualmente, a federação realiza o Campeonato Brasileiro de Ornitologia, que neste ano será realizado de 16 a 23 de abril (1ª etapa) e de 30 de junho a 9 de julho (2ª etapa), no Centro de Eventos da FOB.

O objetivo é reunir brasileiros das mais variadas tradições culturais unidos pela paixão comum às aves. Durante o campeonato, as aves são julgadas pela cor, forma, apresentação e postura.

Ornitologia

Uma atividade socialmente responsável. É assim que a Federação Ornitológica do Brasil (FOB) promove a criação de aves no País. Com mais de meio século de existência, a entidade é referência nacional na criação de espécies estrangeiras –domésticas e exóticas.

A FOB reúne cerca de 4 mil criadores de aves, que têm na atividade um hobby. A federação incentiva e orienta a criação das aves em condições adequadas para a reprodução, bem-estar e preservação dos animais. Os cruzamentos resultam muitas vezes em aves raras e belíssimas.

A criação de aves estrangeiras, permitida pelas leis nacionais, também é uma forma de desestimular o comércio e tráfico de aves silvestres, originárias da fauna brasileira, cuja criação é proibida no Brasil.

A atividade de criar aves, além disso, é importante para o País porque movimenta a economia. “Muitas indústrias existem por trás desse passatempo, como fabricantes de ração, indústria farmacêutica, fabricantes de gaiolas, dentre outras”, comenta Guido Nardi, vice-presidente da FOB.

AtividadesA FOB promove palestras de conscientização de criadores, realizadas por veterinários especialistas, cursos de conhecimento prático sobre anilhamento, tratamento e preparação das aves, e disponibiliza vídeos sobre o assunto. Além disso, publica a revista técnica “Brasil Ornitológico”, distribuída trimestralmente a todos os criadores associados.


Para mais informações sobre a entidade, basta acessar www.fob.org.br.

Com informações da assessoria de imprensa