1. Você está aqui:  
  2. Home
  3.  > 
  4. notícias
  5.  > 
  6. Campinas e RMC

Confira o que abre e o que fecha no feriado de Ano Novo


Bancos fecham nesta sexta-feira (30) e só voltam a trabalhar na segunda (2) - quando o expediente será normal


29/12/2011 - 15h38 . Atualizada em 29/12/2011 - 19h59
Raquel Valli   DO PORTAL RAC  
Compartilhar

O comércio de rua funciona nesta sexta (30) até às 18h; no sábado até às 15h e fecha no domingo (1°)
(Foto: Cedoc/RAC)

Devido ao feriado de Ano Novo, os bancos fecham nesta sexta-feira (30) e só voltam a trabalhar na segunda (2) - quando o expediente será normal. A informação é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e válida para todo o Brasil. 

Já a Associação Paulista dos Supermercados (APAS) informou que cada rede é liberada para adotar o horário que mais lhe convir no sábado (31).  

O comércio de rua funciona nesta sexta (30) até às 18h; no sábado até às 15h e fecha no domingo (1°). Os shoppings funcionam na sexta até às 22h, no sábado, das 10h às 15h, e fecham no domingo. 

O Mercado Municipal abre na sexta e no sábado, das 7h às 18h30h, e fecha no domingo. 

As feiras livres serão realizadas normalmente nos locais e horários previstos na sexta e sábado, mas no domingo serão suspensas. 

Os mercados de Flores e de Hortifrutigranjeiros da Ceasa não abrirão no domingo e trabalharão facultativamente no sábado e na segunda (ou seja, fica a cargo de cada um dos atacadistas abrir ou não seu box). Na sexta, a área de administração funcionará até o meio-dia.  

Em relação à limpeza urbana, na sexta e na segunda serão realizados todos os serviços de coleta (domiciliar alternada nos bairros; diária na zona central; seletiva; hospitalar e ambulatorial, além da varrição). No sábado, estarão suspensas a ambulatorial e as do período noturno. No domingo, todas serão interrompidas.

As repartições públicas não trabalham na sexta; retomam o atendimento às 12h na segunda (2). Durante o feriado, trabalham, em esquema de plantão, os serviços básicos e de emergência: prontos-socorros do Ouro Verde, São José, Padre Anchieta, Campo Grande e Centro/ Leste; Serviço Móvel de Urgência (Samu); Defesa Civil; Serviço de Água e Esgoto (Sanasa); e de trânsito e transporte (Emdec).  

As duas ciclofaixas de Campinas não funcionarão no domingo de Ano Novo (1º de janeiro).

Confira os respectivos telefones: 

- Samu: Opera 24h, com recebimento de chamadas pelo 192.

- Defesa Civil: Atendimento 24h com chamadas pelo 199. 

- Sanasa: Solicitações de reparos devem ser feitos pelo 0800-772-1195.

- Emdec: 3772-1517

Já a GM mantém sua rotina de trabalho 24h. O serviço pode ser acionado pelo Disque Guarda Municipal, pelo telefone 153. 

O Bosque dos Jequitibás e a Lagoa do Taquaral também funcionam normalmente, das 7h às 19h e das 5h às 22h.

Cuidados

Como a previsão do tempo para os próximos dias é de chuvas intensas para o Estado de SP, a Defesa Civil solicita que a família deixe pelo menos um telefone fixo de contato com os vizinhos, a fim de ser localizada em caso de qualquer problema.

“Há casos em que não conseguimos contatar os proprietários de moradias afetadas nesse período, mas temos que entrar nesses locais', explica o diretor do órgão em Campinas, Sidnei Furtado. 

Desligar os equipamentos eletrônicos das tomadas, verificar se as janelas estão bem fechadas e, se possível, corrigir possíveis infiltrações nas paredes e telhados, são as demais recomendações da entidade.

Sidnei lembra ainda a importância da prevenção nas casas que possuem muitas árvores. “Caso a família verifique alguma situação que possa oferecer risco à moradia, deve entrar em contato com a Defesa Civil ou com a secretaria de Habitação, para que uma vistoria possa ser feita”, finalizou.