1. Você está aqui:  
  2. Home
  3.  > 
  4. notícias
  5.  > 
  6. Campinas e RMC

Verba do PAC beneficiará 17 bairros


Na lista enviada ao Ministério das Cidades foram incluídos Jd. Noêmia e Oziel


31/07/2012 - 08h46 . Atualizada em 31/07/2012 - 00h00
Luciana Félix   DA AGÊNCIA ANHANGUERA  

A Prefeitura incluiu 17 bairros de Campinas na lista de áreas que deverão receber recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Pavimentação do governo federal. A verba de R$ 250 milhões foi pedida pela Administração municipal na semana passada ao Ministério das Cidades. A lista com os municípios beneficiados com o montante será conhecida no final de novembro. O recurso será investido em asfalto e infraestrutura nos bairros que ainda têm ruas de terra e não possuem tratamento de água e esgoto. Na lista foram incluídos bairros como Jardim Noêmia, que surgiu em 1953, e o Parque Oziel, de 1990. Ao todo, os bairros concentram cerca de 60 mil pessoas. 

O secretário de Infraestrutura, Dirceu Pereira Junior, acredita que Campinas será beneficiada com o total solicitado e que as obras de melhorias serão iniciadas no primeiro semestre de 2013. “Os bairros foram divididos em cinco grupos e atingem, no total, dois milhões de metros quadrados de pavimentação de ruas e avenidas. Os projetos englobam trechos de entrada dos bairros onde o asfalto está deteriorado e precisa de recapeamento.” 

Ele disse que 80% das áreas já possuem projetos prontos e os demais estão em andamento no setor técnico da secretaria. “Eles englobam implantação de guias, sarjetas, galerias de águas pluviais, redes de água e esgoto nos trechos desprovidos dos benefícios, calçadas com rebaixamento para acessibilidade de cadeirantes, pavimentação, ciclovias, sinalização de trânsito horizontal e vertical”, disse. 

Ele explicou que áreas com prioridade foram escolhidas e citadas durante reuniões do Orçamento Participativo. “Serão empenhados todos os esforços junto ao Ministério para conseguirmos os recursos solicitados”.