1. Você está aqui:  
  2. Home
  3.  > 
  4. notícias
  5.  > 
  6. Campinas e RMC

Espaço cultural na Estação terá exposição dia 28


Serão 18 artistas plásticos campineiros expondo suas obras, o que marcará o início dos trabalhos no local


10/09/2012 - 11h31 .
Portal RAC    

Será realizado no próximo dia 28, a primeira exposição do novo espaço do Museu de Arte Moderna de Campinas (MAM). Serão 18 artistas plásticos campineiros que irão expor suas obras, o que marcará o início dos trabalhos no local.

Esta é mais uma ação que objetiva a retomada da ocupação cultural dentro da Estação, estabelecida como meta pela secretária Renata Sunega desde que assumiu o comando da Cultura na cidade.

“A Prefeitura abre o espaço para exposição do coletivo de artistas do MAM. É um modelo onde o poder público não é onerado e mesmo assim consegue fomentar a cena cultural na cidade”, explica a secretária de Cultura.

Todos os custos para a abertura e posterior manutenção do espaço serão pagos pela iniciativa privada, como explica um dos artistas que está à frente do coletivo do projeto, Marcos Garcia.

“Estamos buscando empresas que topem financiar um projeto que já tem o apoio do poder público municipal, além de reconhecida demanda do público. Queremos trabalhar dessa forma, com os artistas se apropriando de um espaço artístico, selecionando novos artistas, sendo respaldados pela Prefeitura”, diz Garcia.

MAM
O Museu de Arte Moderna de Campinas foi inaugurado em 2008.  Segundo Marcos Garcia, a partir da inauguração, o espaço dentro da Estação Cultura deverá ser ocupado por obras que tenham o objetivo de cativar um novo público consumidor de arte, especialmente jovens e crianças.

“O termo ‘arte moderna’ surge no pós-guerra para designar uma outra maneira de fazer arte. E é exatamente essa era que estamos vivendo, onde a internet diminuiu distâncias e possibilitou novos meios e plataformas para arte. Essa é a nossa pretensão para o espaço, que ele atraia uma ‘nova arte’ e, especialmente, um novo público”, afirma o artista.

Usar a tecnologia em favor da arte, abrir galerias itinerantes em diversas regiões da cidade, formar professores de educação artística, realizar intercâmbio de artistas e estimular a exposição de obras que possam cativar jovens e crianças serão as principais iniciativas que o coletivo do MAM buscará para fomentar a ocupação do espaço dentro da Estação Cultura.

O prédio da Estação está localizado na Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº, na região central da cidade, no final da Rua 13 de Maio. As salas que serão ocupadas pelo MAM estão localizadas no lado esquerdo do 1º andar da Estação.