1. Você está aqui:  
  2. Home
  3.  > 
  4. notícias
  5.  > 
  6. Campinas e RMC

"Poupatempo do Trânsito" é inaugurado em Americana


Em Campinas, a previsão é que o novo modelo seja implantado até janeiro de 2012: serviços mais rápidos e com menos burocracia


20/09/2011 - 22h57 . Atualizada em 20/09/2011 - 23h01
Luciana Felix   Agência Anhangüera de Notícias  
Compartilhar

Alckmin também inaugurou nesta terça-feira (20), em Americana, a unidade piloto do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em Americana. A unidade é inspirada no padrão de atendimento do Poupatempo, com serviços mais rápidos e com menos burocracia.

A cidade é a quarta do Estado — depois da Capital, São Bernardo do Campo e Aparecida — a receber o modelo que será expandido nos próximos meses para outros municípios.

Em Campinas, a previsão é que o novo modelo seja implantado até janeiro de 2012. A demora e a burocracia para regularizar documentos relacionados a veículos e trânsito sempre foram as grandes reclamações de usuários que necessitavam ir até a sede do Detran ou Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) nas cidades da região de Campinas.

Com a reformulação, o governo pretende diminuir o tempo de espera e elevar o conceito desses órgãos com a população. Outra intenção com as alterações da nova estrutura foi liberar policiais civis para os trabalhos de polícia investigativa.

No local, estão trabalhando funcionários concursados, que passaram por treinamento. Antes da reforma, eram 20 trabalhadores entre policiais e funcionários do órgão, agora são 32 funcionários. A administração do novo Detran também sofreu mudanças: deixou de pertencer à Polícia Civil e passou a ser de responsabilidade da Secretaria de Gestão Pública.

Além da reforma, o novo prédio que continua no mesmo endereço — Rua Hermes Fontes, 95, na Vila Amorim — recebeu novos móveis e equipamentos, além de computadores disponíveis para a população acessar serviços eletrônicos, acelerando o processo de atendimento.

O prédio também recebeu adaptações para garantir a acessibilidade no local. O atendimento ao público será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A previsão é de que o posto realize mais de 300 atendimentos por dia. Para mais informações sobre a unidade, os interessados devem ligar para o Disque Detran, no número 0300-101-3333, de segunda a sexta, das 7h às 20h, e aos sábados, das 6h30 às 15h.

Na visita a Americana o governador ainda lançou o Programa de Educação para o Trânsito Se Essa Rua Fosse Minha. O projeto capacita professores e alunos do ensino fundamental de escolas públicas para discutirem temas como educação, segurança e cidadania no trânsito.

O conteúdo do material é composto por livros, DVDs, jogos e site. Americana e Aparecida foram os municípios escolhidos para a fase piloto do programa, que vai até dezembro de 2011. Durante esse período, haverá avaliação de resultados e adequações da metodologia, para que a iniciativa seja expandida para outras cidades do Estado, a partir de 2012.