1. Você está aqui:  
  2. Home
  3.  > 
  4. notícias
  5.  > 
  6. Rodeio de Jaguariúna 2011

Conheça as provas de Rodeio Cronometrado


Laço de Bezerro, Laço em dupla, Bulldog e Três tambores são as provas disputadas na modalidade de Rodeio Cronometrado


05/05/2011 - 10h26 . Atualizada em 05/05/2011 - 11h50
Portal RAC    
Compartilhar

Neste ano, na modalidade de Rodeio Cronometrado serão apresentadas as seguintes provas:

LAÇO DE BEZERRO - CALF ROPING
O que está em jogo nesta prova são a habilidade e a rapidez do competidor. O bezerro rompe a barreira e o cavaleiro deve laçá-lo, descer do cavalo e imobilizá-lo, amarrando três de suas quatro patas. Tudo é cronometrado e vence quem realizar a tarefa completa no menor tempo. Para indicar o fim da laçada o cavaleiro, posicionado sobre o bezerro, levanta as duas mãos. 

LAÇO EM DUPLA - TEAM ROPING
O desafio desta prova é dividido entre dois competidores. O primeiro, o laçador “cabeceiro” tenta laçar os chifres (ou o pescoço) do boi, depois o laçador “peseiro” deve laçar dois pés do animal. A prova termina quando os dois laçadores se posicionarem, um em frente do outro, com as cordas esticadas. Vence a dupla que executar a tarefa no menor tempo. 

BULLDOG
Técnica, precisão e habilidade se reúnem nesta prova, com dois competidores. Enquanto um cavaleiro cerca o boi, o outro tenta dominá-lo e levá-lo ao chão. Quem fica à direita do animal faz o trabalho de esteira, cercando o boi e não deixando que ele se distancie muito. O outro cavaleiro posiciona-se do lado contrário e tem a função de saltar do cavalo em movimento sobre o touro, usando as mãos para agarrar-se aos chifres do animal. Segue o movimento de virá-lo e levá-lo ao chão. Mais uma vez o que vale é o tempo mínimo em que as manobras são feitas pelos cavaleiros. 

TRÊS TAMBORES
Na arena, três tambores colocados num intervalo mínimo de quatro metros um do outro. As amazonas devem realizar o percurso, contornando os tambores, com precisão, numa sequência ritmada e a seguir, voltar em disparada para o local de origem, brigando contra o cronômetro. A amazona parte em linha reta, contorna o primeiro tambor numa manobra de 360º graus, segue para o segundo e terceiro tambor, repete a manobra e volta em disparada para a linha de partida. Derrubar o tambor implica em penalidade de cinco segundo acrescidos ao tempo final. Vence o menor tempo.