1. Você está aqui:  
  2. Home
  3.  > 
  4. notícias
  5.  > 
  6. Economia

BMW F800R, a "brasileirinha" nervosa


Portal RAC testa a novissíma a naked da fabricante alemã que passou a ser montada no Brasil


02/06/2011 - 14h22 . Atualizada em 02/06/2011 - 15h21
Johnny Inselsperger   RAC On line  
Compartilhar

Montada no País, a F 800R chegou as concessionárias em maio
(Foto: Osvaldo Furiatto Jr./AAN)

No teste do Motor com a “brasileirinha” BMW F 800R, bastou ligar o motor e logo perceber que o som emitido pelo escapamento soa como música para os ouvidos.

Rodando, ela se destaca pela facilidade para deitar nas curvas. O modelo naked (sem carenagem) destinada ao segmento médio da fabricante alemã também tem como atrativo os eficientes freios Brembo com ABS e um completo computador de bordo.

A BMW Motorrad começou a comercializar as primeiras unidades da naked fabricadas na Zona Franca de Manaus em maio passado. Com isso, a marca alemã planeja ampliar as vendas no País, que até maio já atingiram 1.250 unidades entre as motos nacionais e importadas.

Não é difícil ficar apaixonado por essa Roadster dinâmica. Equipada com o eficiente motor de dois cilindros de 798cc refrigerado a liquido, a F 800R gera poderosos 87 cavalos de potência a 8.000 rpm e 8.8 kgf.m de torque.

O segundo modelo montado pela BMW no País surge como uma boa opção para quem quer uma moto leve e fácil de pilotar, com bom desempenho e o status do emblema azul e branco da conceituada fabricante alemã.

As características mais marcantes são as respostas rápidas ao acelerador e o excelente torque em qualquer faixa de rotação, que elevam a adrenalina do piloto, principalmente em pistas sinuosas. 

Suspensão

A suspensão dianteira telescópica tem 43 mm de largura e não causa torção nas curvas. Além disso, a moto vem de fábrica com amortecedor de direção hidráulico. Na traseira, o piloto ajusta com facilidade tanto a mola de retorno conforme o piso que vai rodar, como o amortecedor de pré-carga dependendo do peso do piloto e garupa. 

Conforto

Levei minha mulher e as duas filhas para dar uma volta e elas elogiaram o conforto do banco. O computador de bordo também é completo e oferece além do velocímetro e conta-giros analógico o odômetro total e mais dois parciais, marcadores de temperatura e combustível com barra, o indicador de marcha, cronometro e relógio de horário, além da temperatura ambiente. A F 800R vem equipada de fábrica com computador de bordo, piscas de LED, defletor de ar na cor da moto e tomada de 12V para entrada e saída.

Resumindo, a BMW F 800R é uma moto divertida para pilotar e admirar e já entrou na briga com às nakeds japonesas. O piloto só deve tomar cuidado para colocar na terra, pois o ABS não desliga e a roda trava na hora de frear. Na cidade também é importante um pouco de experiência, pois o acelerador tem respostas rápidas e o piloto pode tomar alguns sustos. Por fim, em pisos irregulares como paralelepípedos, o pedal de freio traseiro trepida e pode assustar até o condutor acostumar.

A F 800R vem com o motor todo à mostra e está disponível nas cores, branca, cinza granito metálico e amarela e tem dois anos de garantia. O preço de R$ 36.900.

* A moto testada foi gentilmente cedida pela MBI Motors de Campinas