1. Você está aqui:  
  2. Home
  3.  > 
  4. notícias
  5.  > 
  6. Educação

Inscrição para Curso Estado de Jornalismo começa hoje


Os candidatos incluem currículo e justificativa de interesse. Também passam por provas de conhecimentos gerais, inglês e português


06/06/2012 - 14h36 .
Agência Estado    
Compartilhar

Começam hoje (6) as inscrições para o 23º Curso Estado de Jornalismo, um dos mais tradicionais programas de treinamento para jovens profissionais do País. De 3 de setembro a 14 de dezembro, os 30 selecionados realizarão atividades em período integral, com aulas que complementam sua formação acadêmica e passagem pelas redações do Grupo Estado.

Neste ano, o curso tem como uma das novidades a mudança no processo seletivo. A primeira fase, antes presencial, agora é online e realizada no momento da inscrição, pelo www.estadao.com.br/talentos . Os candidatos incluem currículo e justificativa de interesse. Também passam por provas de conhecimentos gerais, inglês e português.

Podem se candidatar alunos de último ano de todas as faculdades de jornalismo do Brasil e formados em 2010 e 2011. Até 90 inscritos serão chamados para a segunda fase, na sede do Grupo Estado, e a turma com os 30 selecionados será conhecida em 19 de agosto.

Nos cem dias de curso, o grupo terá aulas teóricas de política, economia, português e filosofia. Fará, ainda, atividades de reportagem e edição, monitoradas por profissionais do Grupo Estado. Nesta edição, os alunos passarão por módulos especiais de Jornalismo de Banco de Dados e Reportagem com Auxílio de Computador. Complementam a parte prática do programa o blog Em Foca, mantido por eles, e um suplemento especial, publicado ao fim do curso.

Desde o início, em 1990, mais de 700 jovens já passaram pelo programa gratuito, o único do gênero válido como curso de extensão, pela Universidade de Navarra, na Espanha. Parte desses profissionais trabalha hoje nas grandes redações do País. O curso conta com o apoio de Odebrecht e Phillip Morris. As inscrições seguem até 29 de julho.