1. Você está aqui:  
  2. Home
  3.  > 
  4. notícias
  5.  > 
  6. Nacional

Portal RAC acompanha dois lançamentos da Kawasaki


Naked de 650cc ganhou visual completamente novo, enquanto modelo top de linha está mais potente


16/05/2012 - 21h13 . Atualizada em 16/05/2012 - 22h29
Johnny Inselsperger   DO PORTAL RAC  
Compartilhar

Modelos apresentados pela montadora japonesa
(Foto: Osvaldo Furiatto Jr./AAN)

A Kawasaki apresentou nesta quarta-feira (16) dois modelos 2013 que vão agradar muito os apaixonados e apaixonadas por motos.

O mais impactante foi a nova ER6N 2013 que ganhou um visual streetfighter. Uma naked de de 650cc completamente nova que busca conquistar o público feminino.

Para isso, a moto ganhou assento mais estreito, além do quadro com tubos duplos, que deixou o modelo mais leve e estreito, facilitando a vida das pessoas com menos altura.

Mas as mudanças ocorreram em toda moto. É olhando de frente que se percebem as maiores diferenças.

O conjunto ótico é novo e segundo o fabricante vai ajudar na aerodinâmica. O paralama também ganhou novo desenho e o painel ganhou uma bolha fumê e foi recuado em cima do guidão.

Ainda sobre o design, a rabeta da ER6N ficou mais afilada e o spoiler ganhou um desenho mais agressivo. Uma pena foi retirar as setas da carenagem e incorporar a carenagem do farol.

O tanque é novo e ficou um pouco maior, agora com capacidade para 16 litros (antes eram 15,5 litros). A suspensão também sofreu alterações e o curso das bengalas ficou 2mm maior e 5mm na traseira, mesmo assim não alterou a altura da moto.

O escapamento ganhou novo formato e uma câmara que melhora o torque em baixas e médias rotações e tem reflexos diretos na dirigibilidade.

Motor

O motor também ganhou alterações. O bicilíndrico de 649cm³tem potência de 72,1 cavalos a 8.500rpm e torque de 6,5 kgf.m a 7000rpm. Com alterações no mapeamento, a ER6N ficou mais esperta na cidade, mesmo assim a moto continua com um bom desempenho na estrada. Segundo o fabricante, o novo modelo ficou 10% mais econômica.

Painel

O novo painel agora tem display digital com luz de fundo azul, contendo: velocímetro, hodômetro total e parcial, relógio, computador de bordo e função que mostra consumo instantâneo e médio, indicador de pilotagem econômica, trip-fuel (estimativa de distância a percorrer com combustível na reserva) e marcador de combustível

A ER6N é montada na unidade da Kawasaki em Manaus e chega as concessionárias entre o final de maio e início de junho nas cores amarela, verde e preta. O preço sugerido pelo fabricante para o modelo sem ABS é de R$ 25.990,00 e R$ 28.880,00 com ABS.

Ninja ZX-14R

Quem também ganhou alterações foi o modelo top de linha da Kawasaki. As alterações da Ninja ZX14R 2013 já são menos visíveis, mas fazem toda diferença na hora de pilotar.

O motor foi renovado e subiu dos 1.352 cm³ para 1.441 cm³ e dos antigos 203 cavalos, agora a superesportiva desenvolve potência de 210 cavalos a 10.000rpm e torque de 15,7kgf.m a 7.500rpm. O motor de quatro cilindros em linha ganhou 4mm de curso que melhora também em baixas ou médias rotações. O motor também ganhou alterações nos pistões mais leves, novas medidas de válvulas, aumento na taxa de compressão e novo tensionador da corrente de comando.

Controle e sistema de tração

O modelo 2013 da ZX-14R ganhou controle de tração com três módulos que pode ser desligado. Para acelerar forte o piloto pode optar pelos módulos 1 ou 2 e em dias de chuva ou pista escorregadia o módulo 3 para evitar o travamento da roda.

Já o sistema de tração tem dois modos de potência. Um com entrega total de potência e outro que “amansa” a moto com entrega de apenas 75% de toda sua força.

Visual

No visual, o que mais chama a atenção é o conjunto ótico e os escapamentos. Olhando de frente a Ninja mudou a carenagem arredondada, que ganhou novos recortes.

Os novos escapamentos agora estão maiores, o cromado foi substituído pelo preto e deixou de ser redondo para ganhar um desenho com cinco lados.

As aletas da carenagem mudaram de posição e, segundo o fabricante, vão gerar menos calor para braços e pernas dos pilotos. As rodas estão com material mais resistente e ficaram 1,4 quilos mais leves.

A Ninja ZX-14R chega em junho nas concessionárias nas cores preta sem ABS por R$ 56.990 e verde, com ABS, por R$ 60.990.