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Belstaff estreia na Semana de Moda de Nova York


Pela passarela da Belstaff passaram vestidos de seda fluidos, chemisiers leves como o ar e jaquetas três quartos em discretos e elegantes tons de branco e café


11/09/2012 - 12h06 .
France Press    


Modelos desfilam pela coleção Primavera-Verão 2013
(Foto: France Press)

Com 88 anos de fundação, a marca britânica Belstaff fez sua estreia na segunda-feira na Semana de Moda de Nova York com uma coleção feminina baseada no romance dos baús de viagem.

Inspirada nos velhos tempos no ator Steve McQueen e no guerrilheiro argentino-cubano Che Guevara com muito couro e roupas de motoqueiro, Belstaff desfruta de um revival graças a Martin Cooper, diretor criativo da marca desde o ano passado.

'A coleção é baseada no romantismo da viagem,' disse Cooper em entrevista à AFP, lembrando como o ateliê da marca começou a colecionar antigas malas de viagem que eram depois desmontadas e utilizados seu couro.

'Nós estamos reposicionando a Belstaff para que seja uma marca de luxo', acrescentou o diretor, que trabalhou anteriomente na Burberry por 16 anos, 'e hoje é realmente nossa primeira introdução oficial ao estilo de vida luxuoso.'

Pela passarela da Belstaff passaram vestidos de seda fluidos, chemisiers leves como o ar e jaquetas três quartos em discretos e elegantes tons de branco e café. Os cabelos vieram lisos e naturais, combinando com maquiagem nude e sandálias de tiras, grande tendência da temporada de moda em Nova York.

Graças à rica história da marca -a famosa aviadora Amelia Earhart usava Belstaff nos anos 1930- assim como Leonardo DiCaprio e Brad Pitt em filmes de época como 'O Aviador' e 'O Estranho Caso de Benjamin Button', o couro era onipresente.

Aparece não só em detalhes, mas em conjuntos inteiros de saia e a conhecida jaqueta de quatro bolsos e cinto da marca, a Trailmaster.

O couro marca presença em vários desfiles da Semana de Moda de Nova York, que termina na quinta-feira, o que segundo Cooper não deveria ser estranho em uma coleção de primavera-verão.

'Sua textura é 'fina como papel e é perfurada, assim é como uma malha', diz o diretor criativo. 'O ar o atravessa. É muito, muito bonito e super leve'.

Fundada em 1924 em Staffordshire, no norte da Inglaterra e favorecida pela aristocracia, a Belstaff foi comprada em 2011 pelo grupo suíço Labelux, cujas marcas incluem o mago dos sapatos Jimmy Choo, Derek Lam, Bally e Zagliani.

O desfile desta segunda-feira coincidiu com a abertura da primeira loja da Belstaff em Nova York, na Madison Avenue, a primeira de uma leva que vai incluir lojas em Milão, Munique e, mais tarde, uma enorme flagship, loja conceito da marca, em Londres.

O chefe executivo da Belstaff, Harry Slatkin, estava visivelmente feliz com a coleção, enquanto o estilista americano Tommy Hilfiger, membro da diretoria da marca, assistiu ao desfile como convidado na primeira fila.

'Nós temos uma equipe excelente', disse Slatkin. 'Temos trabalhado duro para relançar a marca, e há mais por vir.'