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Publicado 04/12/2017 - 07h21
O Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) da Unicamp
Atuei como Pró-Reitor de Graduação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de 2009 a 2013. Nesse período, me envolvi diretamente com a criação e implantação do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), fato que, como será descrito a seguir, despertou fortemente o meu interesse pela questão da educação geral em nível universitário.
Existem diversos estudos que demonstram que a formação geral tem um impacto palpável na sociedade, que vai muito além do aprendizado e desenvolvimento pessoal que ele promove, e assim a formação geral tem sido muito recomendada para países em desenvolvimento. A importância da educação geral inclui a formação de lideranças, cidadãos educados e trabalhadores treinados para a indústria, funcionalismo público, política e academia. Ela também promove uma consciência responsável, comportamento ético, ambição educacional, integração global e desenvolvimento profissional. É fundamental para o fortalecimento da democracia, pois procura desenvolver a amplidão de modos de pensar e ver o mundo, habilidades de comunicação e pensamento crítico.
Dentro desse contexto, têm surgido no Brasil iniciativas interessantes na direção de propostas de uma formação universitária mais geral e abrangente, como na Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal do Sul da Bahia e na Universidade Federal do ABC (os chamados bacharelados interdisciplinares). O ProFIS se apresenta em um momento em que, cada vez mais, é explícita a necessidade de uma formação flexível e aberta, e se destina a formar jovens egressos do ensino médio de escolas públicas com cultura ampla, visão crítica, espírito científico, pensamento flexível e preparado para o exercício da cidadania e para o mundo do trabalho. Para atingir esses objetivos, o programa é voltado para o desenvolvimento da capacidade de análise, domínio das habilidades de comunicação e raciocínio abstrato, conhecimento básico do mundo natural, social, artístico e do significado da cultura humana em uma visão multicultural. Procura ainda desenvolver a capacidade de solucionar problemas de forma cooperativa, desenvolver a responsabilidade cívica, social e pessoal e a capacidade para transferir conhecimento de um para outro cenário, bem como o domínio das habilidades de pesquisa quantitativa e qualitativa. A formação geral que se pretende visa à diversidade intelectual vista como indispensável para nutrir o pensamento crítico e sólidas análises das questões vivenciais e da compreensão do universo, do homem e de sua história.
O ProFIS é um curso sequencial elaborado de acordo com regulamentação da LDB (Art. 44, Inciso I) e das Portarias do Ministério da Educação e Cultura (No. 482, de 7 de abril de 2000, No. 606, de 8 de abril de 1999, No. 4363 CES/CNE). Trata-se de um curso superior de complementação de estudos, com destinação coletiva que conduz a um certificado. É ministrado em período integral em quatro semestres, contando com disciplinas obrigatórias e eletivas. Uma vez concluído o ProFIS, além de receber o certificado, o aluno tem acesso a uma vaga em um dos cursos de graduação da UNICAMP.
O programa apresenta quatro grandes inovações no contexto tanto da Unicamp quanto do ensino superior brasileiro. A primeira delas é a proposta do curso de educação geral, de dois anos, que busca o desenvolvimento de habilidades básicas (capacidades de ler, escrever, lidar com números, saber pensar e resolver problemas, trabalhar em grupo) e a ampliação de conhecimentos nas áreas acadêmicas desenvolvidas nas Ciências Humanas e Ciências da Natureza de modo a possibilitar a abordagem de problemas científicos de modo integrado e a compreensão da ciência como um modo de olhar o mundo. O programa busca também a formação de cidadãos mais críticos e preocupados com uma sociedade mais justa.
A segunda grande inovação foi o novo processo seletivo implementado pelo programa. Esta inovação na forma de ingresso dos alunos sem passar pelo vestibular acontece em duas etapas: na entrada no ProFIS e na entrada nos cursos de graduação profissionais. A forma de ingresso dos alunos busca trazer para Unicamp os melhores alunos concluintes das escolas públicas de Ensino Médio de Campinas. Estes são alunos com bom desempenho e aptos a prosseguir os estudos em nível superior, mas que se autoexcluem ou são excluídos dos processos seletivos usuais das universidades públicas. O programa seleciona, desta forma, alunos advindos das escolas públicas de ensino médio da cidade de Campinas, que se inscrevem entre setembro e outubro de cada ano, utilizando a nota no ENEM, composta pela média das cinco provas realizadas (linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e redação).
Após os dois anos do programa, acontece a segunda parte do processo seletivo, quando os alunos podem escolher um curso de graduação dentre as 120 vagas reservadas para o ProFIS em praticamente todos os cursos da universidade. Cada curso oferece em média duas vagas para os egressos do ProFIS, mas há cursos de alta demanda, como a Medicina, que já estão oferecendo 5 vagas para egressos do ProFIS. É importante destacar que um dos principais objetivos do ProFIS é que os alunos concluintes permaneçam na Unicamp frequentando um de seus cursos de graduação. Assim, ao concluírem o ProFIS, os alunos serão classificados de acordo com o Coeficiente de Rendimento das Obrigatórias (CRO), que é uma média das notas nas disciplinas obrigatórias do curso, ponderada pelo número de créditos de cada disciplina. O aluno com maior CRO escolhe sua vaga, seguido pelo segundo classificado, e assim por diante, respeitando o limite de vagas oferecidas por curso, até que todos os alunos tenham sido contemplados.
A terceira inovação do programa é o seu caráter de ação afirmativa e inclusão social se apoia no processo seletivo. Assim, busca ampliar a participação de alunos da escola pública na Unicamp, juntando esforços com o Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), programa implementado em 2004 e que fornece pontuação adicional na nota final do vestibular a candidatos de escolas da rede pública e que se autodeclarem membros de minorias raciais. A seleção dos alunos do ProFIS é feita com base no desempenho alcançado pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), garantindo a cada uma das escolas públicas de Campinas no mínimo uma vaga. As vagas restantes são preenchidas seguindo a ordem de classificados no Enem e respeitando o limite máximo de dois alunos por escola.
A quarta inovação do programa é o apoio na escolha da carreira. Os alunos têm dois anos para conhecer melhor e definir o curso que desejam seguir após este período, resultando numa escolha mais qualificada e madura.
Dentre as inovações do Programa, gostaria de destacar o foco na formação geral dos estudantes, de caráter multidisciplinar, que tem como objetivo proporcionar uma base ampla nas principais áreas do conhecimento. O caráter multidisciplinar do Programa e a convivência acadêmica visam contribuir para a formação de cidadãos com visão crítica e engajados em ações que se destinem à construção de uma sociedade mais democrática e justa. O Programa também busca inserir o aluno em atividades de cultura geral, focadas nas questões sociais, humanas e éticas.
Em particular, o ProFIS tem alguns objetivos específicos:
- Ampliação de conhecimentos nas áreas acadêmicas desenvolvidas nas Ciências Humanas e Ciências da Natureza, possibilitando a abordagem de problemas científicos de modo integrado e a compreensão da ciência como um modo de olhar o mundo.
- Ampliação de conhecimentos nas áreas de Artes e Humanidades, incluindo aspectos estéticos, possibilitando a participação de forma ativa no processo de apreciação e, possivelmente, de criação nessas áreas.
- Desenvolvimento do conhecimento dos métodos de pesquisa quantitativos e qualitativos. - Compreensão das relações do conhecimento com o mundo do trabalho, tendo em vista uma definição mais segura de campo profissional futuro.
- Compreensão de si mesmo como indivíduo e como membro de uma sociedade diversificada, globalizada e em constante mudança.
Apesar de o currículo do ProFIS conter uma carga horária relativamente alta, com uma média de 29,25 créditos por semestre, 40% dos créditos correspondem a atividades práticas, desenvolvidas em salas de aula, em laboratórios ou na forma de projetos de iniciação científica. As aulas práticas e de laboratório têm por objetivo sedimentar os conhecimentos transmitidos nas aulas teóricas, sendo equiparáveis a atividades de estudo, com a orientação de um professor. Já as atividades de iniciação científica visam introduzir os alunos à pesquisa, bem como desenvolver as habilidades relacionadas à execução de um projeto individual sob a supervisão de um professor orientador. A iniciação científica contribui de forma decisiva para a formação do aluno, mesmo que ele não pretenda seguir a carreira de pesquisador, pois desenvolve a capacidade de síntese dos conceitos teóricos, de revisão bibliográfica, de experimentação prática, de redação de um relatório e de apresentação e defesa dos resultados alcançados.
O ProFIS, apesar de ser ainda um projeto piloto, tem se consolidado como um programa inovador no cenário da educação superior no Brasil, com um projeto pedagógico diferenciado, aliado a uma efetiva ação afirmativa que não utiliza um sistema de cotas. Centenas de estudantes vem se beneficiando com o Programa, que vem sendo avaliado continuamente por pesquisadores do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas (NEPP) e da Faculdade de Educação da Unicamp.