Publicidade
Publicado 16/04/2018 - 07h30
A ERA DAS DIETAS - E A DIETA PARA A NOSSA ERA
O contemporâneo da elite mundial é feito de dietas, culto ao corpo, distúrbio alimentares, excesso ou escassez de alimentos. Há quem tenha nutricionista e nutrólogo particulares, quem segue dietas vegana, cruas, low-carb, sem glúten e sem lactose, do método Ravena, do estilo paleolítico, da linha mediterrânea e daí por diante. Há quem sofra de anorexia ou de compulsão alimentar. O desequilíbrio, assim como a paranoia alimentar, é evidente e tem um nome : ortorexia. Quem se preocupa demais com os alimentos que ingere pode achar que é extremamente saudável, enquanto, na verdade não é. Sofre de ortorexia. Porque tem um comportamento obsessivo que pode até afetar a sua vida social.
Mas esse texto não é sobre certos e errados da nutrição alimentar. É mais importante: é sobre a nutrição da vida. Porque o que nutre a sua existência vai além do que alimenta você pela boca, é sobre alimentar a alma e os comportamentos. É para convidar você a pensar, ou digerir, se preferir, a maneira como você alimenta o seu emocional, estilo de vida e sua consciência como Ser humano. É fundamental prestar atenção no fermento que você usa : é cheio de magoas e irritações, acelera seu tempo, ou é feito para gerar paz e tranquilidade?
Desta forma você avalia a qualidade do alimento para o seu espírito, independente da dieta que quiser escolher para a boca e para o corpo. Essa escolha talvez até faça você ganhar ou perder peso, pode purificar você, deixar você mais forte e certamente mais bonito. Com ela é mais fácil alcançar muitos dos desejos que se busca atender por meio das dietas alimentares.
Até porque é sabido que muitas das alergias e distúrbios alimentares são movidos pela culpa, vergonha e angústia, ou seja, pelo sentir. Cuidando dos seus sentimentos e da maneira como você os nutre, você zela pelo corpo em sua totalidade. A nossa saúde em geral não depende apenas de ingredientes alimentícios incríveis, como o sal rosa do himalaia, poderoso como os cristais rosa ,a pedra do amor. De nada adianta escolher a mais orgânica dieta do universo, se vier sem afeto, se vier com toxinas tão perigosas quanto as dos “defensivos agrícolas”, ou seja , com vaidade , onipotência, superficialidade e falta de empatia com a vida e com a humanidade.
Ali no começo do texto usei a expressão elite mundial. Porque há muita fome no mundo. Principalmente de valores e consciência, especialmente entre nós. Alimente-se cada vez com mais cuidado e nutra a sua vida.