Gentileza_ sendo humano
Publicidade
Publicado 30/08/2018 - 07h58

Gentileza_ sendo humano

A gentileza é, sem dúvida, uma grande contribuição da humanidade e para a humanidade. Quem é gentil e quem recebe a gentileza colabora para o desenvolvimento do sentimento de humanização, muitas vezes esquecido nesta pós- modernidade. É preciso reverter isso. Porque nesta caminhada para evolução da espécie humana, o poder da gentileza é ainda mais valioso, é o reflexo da nossa inteligência afetiva –emocional.
Ser gentil é desenvolver a habilidade humana em nos comunicar e de nos relacionar bem. A gentileza abre portas, oportunidades, trocas, vantagens, melhora as relações, os conflitos e ajuda nas negociações , enfim é uma ação absolutamente poderosa que traz potência e harmonia para o mundo.
Você sabe dos benefícios que uma pessoa gentil usufrui? Dizem que elas são até mais felizes. Tenho certeza que fazem o mundo mais feliz também. É só pensar nos ambientes infelizes dos grandes centros para concluir. Essa hostilidade é culpa da cidade? De nós?
 
Vivemos em grandes cidades em meio a multidões de desconhecidos e de perigos reais. Isso é fato. Nós humanos estamos assustados, desesperados. Tanto que alguns podem até desconfiar de uma gentileza, considerando-a uma oportunidade improvável. Exagero?
Pense na possibilidade de um desconhecido lhe oferecer um café. Você está no balcão de uma padaria e ganha um café, uma gentileza. Garanto que imediatamente você entraria em estado de alerta e desconfiança com tamanha dose de generosidade, algo tão pouco usual nos dias atuais.
Creio que você iria se perguntar: qual será o interesse dele, ou o que ele quer em troca? Será que quer me enganar? Vai me dar um golpe e não estou percebendo?
Você não se perguntaria uma dessas questões acima? Em caso positivo, deve concordar que ser gentil no dia a dia, no trânsito, no restaurante, no trabalho, na família, pode ser mal interpretado em ambientes contemporâneos. Sendo a gentileza um ato espontâneo, esta reação breca seu fluxo, quebra-o.
Nós perdemos. E perdemos muito, não só um café (rs). Porque a prática e o recebimento de gentilezas aumenta e melhora o bem estar, o humor, a alegria de viver e o amor pelo outro ser humano. Por isso, convido você a praticar este ato tão abençoado e passar para a humanidade. Convido a se abrir para dar e receber gentilezas, fazendo o fluxo do bem crescer e crescer.
O ditado “gentileza gera gentileza" é de imensa sabedoria. Deve não só ser repetido, mas praticado.
A gentileza é um gesto de cuidado com o outro e com a vida! Quando aceitamos que no mundo existe solidariedade, dor, gentileza e também tem maldade e hostilidade, podemos também reconhecer o amor, e aprender coletivamente desenvolvendo assim nossa capacidade para o bem.
Vamos nessa?